Apicultores já se podem candidatar aos apoios para colmatar prejuízos causados pelos incêndios de setembro

O montante do apoio a que o apicultor tem direito corresponde a 6,80 euros por colmeia de cada apiário elegível.

Os apicultores que viram os apiários afetados pelos incêndios, direta ou indiretamente, que deflagraram de 15 a 19 de setembro, vão ter direito a um apoio de 6,80 euros por colmeia, conforme despacho publicado em Diário da República e Edital publicado na Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

De acordo com o despacho são elegíveis os apicultores que detenham apiários localizados até 1,5 quilómetros de distância da mancha ardida nas freguesias e concelhos cobertos pelo estado de calamidade. “O referido apoio é atribuído aos apicultores com registo de atividade apícola atualizado, pela última declaração anual de existências apresentada na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), referente a setembro de 2023, ou a última declaração de alterações, desde que esta tenha sido submetida em data anterior a 1 de agosto de 2024”, lê-se no edital da autarquia.

O formulário de candidatura para apoio extraordinário já se encontra disponível e segundo o município aguiarense os apicultores devem dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Agricultor da Câmara Municipal, fazendo-se acompanhar do documento de identificação e Registo de atividade apícola atualizado.

 

Sara Esteves

Foto: DR


Partilha Facebook-
11/12/2024

Sociedade

partilha facebook