Apicultores já se podem candidatar aos apoios para colmatar prejuízos causados pelos incêndios de setembro

Os apicultores que viram os apiários afetados pelos incêndios, direta ou indiretamente, que deflagraram de 15 a 19 de setembro, vão ter direito a um apoio de 6,80 euros por colmeia, conforme despacho publicado em Diário da República e Edital publicado na Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

De acordo com o despacho são elegíveis os apicultores que detenham apiários localizados até 1,5 quilómetros de distância da mancha ardida nas freguesias e concelhos cobertos pelo estado de calamidade. “O referido apoio é atribuído aos apicultores com registo de atividade apícola atualizado, pela última declaração anual de existências apresentada na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), referente a setembro de 2023, ou a última declaração de alterações, desde que esta tenha sido submetida em data anterior a 1 de agosto de 2024”, lê-se no edital da autarquia.

O formulário de candidatura para apoio extraordinário já se encontra disponível e segundo o município aguiarense os apicultores devem dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Agricultor da Câmara Municipal, fazendo-se acompanhar do documento de identificação e Registo de atividade apícola atualizado.

 

Sara Esteves

Foto: DR