Agricultores e produtores locais conhecem apoios para o setor agrícola e agro-alimentar

A iniciativa contou com a presença do Presidente da CAPOLIB, Albano Álvares, que deu as boas-vindas aos agricultores e produtores locais que se associaram a esta ação.

A sessão ficou a cargo do técnico da CONFRAGI, Augusto Ferreira, responsável por fazer uma apresentação sobre a previsibilidade e as propostas de alteração dos apoios ao rendimento para as explorações agrícolas para 2026.

Leonor Lopes, técnica da CONFRAGI, apresentou os apoios para reforçar a competitividade dos setores agrícola, florestal e agroalimentar previstos no PEPAC 23-27, bem como esclarecer algumas dúvidas relacionadas com subsídios à atividade agrícola e pecuária.

A sessão terminou com um debate, onde foi abordada a temática da “língua azul”, uma doença viral que afeta ruminantes, sobretudo ovinos, transmitida por insetos e que pode causar a morte dos animais.

A autarquia refere que a comunicação de quaisquer sinais da doença nos animais é obrigatória e da responsabilidade do produtor. “Atualmente, o aumento das temperaturas tem favorecido uma maior circulação do vírus, que não é transmissível a humanos, em certas regiões do continente, tendo sido já confirmados alguns casos na região”, lê-se ainda na nota publicada pelo município.

 

Foto: CM Boticas