Festival ArtiManha arranca na próxima sexta-feira

O Festival ArtiManha realiza-se de 04 a 06 de julho na Lagoa do Alvão, também conhecida por Barragem da Falperra, em Vila Pouca de Aguiar. Artistas como Emmy Curl, Jhon Dougas, Fogo Fogo, Brama, Magupi, OMIRI, DJ Gaiteirinho, DJ Maryzka e DJ Charrock fazem parte do cartaz deste evento cultural.

Segundo a organização, este festival tem como objetivo promover “uma experiência cultural imersiva em plena natureza, com um cartaz que integra música ao vivo, teatro infantil, oficinas criativas, residências artísticas, conversas inspiradoras, gastronomia local, atividades para famílias e ações ambientais”.

Questões relacionadas com a sustentabilidade e a inclusão são compromissos do Artimanha Festival de Artes, que procura “reduzir o impacto ambiental e garantir o acesso à cultura para todos, num território onde a oferta cultural é mais escassa”.

“Queremos que o festival seja um lugar de trocas e aprendizagens, onde as artes possam prosperar e transformar”, afirma José Miguel Carvalho, Diretor Artístico do Festival.

Para além da música, o ArtiManha promoverá, antes do arranque do festival, o evento “Be Different”, um projeto que juntará seis instituições do Alto Tâmega dedicadas a pessoas adultas com deficiência, sendo elas a CAO de Vila Pouca de Aguiar, CACI Valpaços, Município de Ribeira de Pena, Flor do Tâmega, CACI Montalegre e Santa Casa da Misericórdia de Boticas. Esta ação terá lugar na próxima sexta-feira, às 10h, e pretende promover o convívio entre utentes e colaboradores.

Na vertente cultural, o tema desta edição de 2025, apelidada “Cultura, Comunidade e Território”, tem como foco as “Comunidades transmontanas, que têm como elos de ligação a cultura e o território, preservação e regeneração da Natureza, reforçando a importância da sustentabilidade para os ecossistemas, dos quais as pessoas são parte integrante”.

Os bilhetes ainda estão disponíveis, sendo que o bilhete diário tem um custo de 15 euros, enquanto o passe geral, com acesso aos três dias do evento, custa 25 euros.

O festival é promovido pela Animódia - Companhia de Arte e Cultura, em parceria com a Câmara de Vila Pouca de Aguiar.

Foto: Festival ArtiManha