Mais de 180 eleitores votaram em mobilidade em Vila Pouca de Aguiar

O número de votantes em mobilidade foi superior ao das últimas eleições legislativas, tendo sido registado mais 83 em relação a 2024.

A eleições antecipadas neste concelho contaram com uma mesa de voto e grande afluência.

Em Portugal mais de 333 mil eleitores puderam votar no domingo nas legislativas de 18 de maio, o maior número de sempre a decidir exercer o seu direito de voto antecipadamente desde que essa modalidade foi instituída. Concorrem a estas eleições 21 forças políticas: AD (PSD/CDS-PP), PS, Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, RIR, JPP, PCTP/MRPP, Nova Direita, Volt Portugal, Ergue-te, Nós, Cidadãos!, PPM, PLS e, com listas apenas numa ou nas duas regiões autónomas, MPT, PTP e PSD/CDS/PPM.

As eleições legislativas estão agendadas para o próximo domingo, 18 de maio. A votação no concelho aguiarense realizar-se-á nos locais habituais, em 37 mesas de voto.

O círculo eleitoral de Vila Real elege cinco deputados à Assembleia da República e, para as eleições de 18 de maio, tem 206.902 eleitores inscritos e 13 partidos concorrentes.

Para estas eleições de 2025, a AD – Coligação PSD-CDS aposta na ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Rui Santos, presidente da Câmara de Vila Real, pediu a suspensão do terceiro mandato autárquico para encabeçar a lista do PS.

O Chega volta a apostar na deputada Manuela Tender, que já tinha sido deputada na Assembleia da República eleita pelo PSD entre os anos de 2011 e 2019, e que se desfiliou do partido no início de 2020 por divergências com a distrital social-democrata.

Para as eleições de domingo, o Bloco de Esquerda (BE) aposta na professora universitária Anabela Branco Oliveira, a Iniciativa Liberal (IL) na médica Joana Ferreira e a CDU repete o jurista aguiarense e ex-deputado José Luís Ferreira.

O Livre escolheu o professor no ensino superior Daniel Ramalho, a Alternativa Democrática Nacional (ADN) o engenheiro reformado João Vilela Cabeço, o Reagir Incluir Reciclar (RIR) o empresário António Oliveira e o Ergue-te a empresária Irene Costa.

O professor Edgardo Madeira encabeça a lista do Partido Popular Monárquico (PPM), pelo Pessoas–Animais–Natureza (PAN) concorre o gestor de cliente Rui Almeida e, pelo Volt, avança a operadora especializada Sílvia Mourinha.

 

Sara Esteves

Foto: CM VPA