GNR detetou 77 infrações num alojamento de animais em Outeiro Seco, a maioria por falta de registo de canídeos

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Chaves detetou na tarde de segunda-feira,13 de janeiro, 77 infrações durante uma ação de fiscalização num alojamento de animais na localidade de Outeiro Seco, no concelho de Chaves.

Segundo a GNR, e no âmbito da Operação Amica Cannis 2025, foram fiscalizados 41 cães e identificadas mais de sete dezenas de infrações, não tendo sido reunidos “pressupostos do crime de maus-tratos a animais de companhia”.

Das 77 infrações, 37 foram por falta de licença de detenção da Junta de Freguesia, 23 por incumprimento de comunicar a morte ou desaparecimento de animal de companhia dentro do prazo legal e 15 por incumprimento do médico veterinário de registar no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) dentro do prazo legal. Foram ainda detetadas infrações, uma por excesso de lotação de canídeos em prédio rústico e outra por incumprimento dos requisitos do bem-estar animal.

A ação contou com a presença da veterinária municipal, disse ainda a GNR.

Sara Esteves

Foto: DR