Projeto do Centro Social Paroquial de Chaves conquista prémio Escola Amiga da Criança

A distinção destaca o compromisso da escola em criar um ambiente acolhedor e colaborativo que valoriza a interação familiar.

Nuno Gonçalves, docente responsável pelo projeto, expressou a sua profunda satisfação ao receber a notícia da premiação. "É com um orgulho incomensurável e grande felicidade que celebramos esta conquista. Fazer da nossa escola uma verdadeira ‘escola amiga da criança’ é uma missão que abraçamos com carinho e responsabilidade", afirmou.  O professor ressaltou ainda que cada iniciativa e interação são fundamentais para construir um ambiente estimulante para crianças e famílias.

O projeto incluiu uma variedade de atividades lúdicas, cuidadosamente planeadas para promover a interação não apenas entre pais e filhos, mas também entre as famílias das crianças. Brincadeiras, jogos e oficinas foram organizadas com o objetivo de “estimular o trabalho em equipe, a criatividade e a comunicação, resultando em momentos valiosos que reforçaram os laços familiares”.

Além de promover a participação das famílias na vida escolar, o projeto também criou espaços de diálogo e reflexão sobre a importância da educação e do desenvolvimento emocional das crianças. “Os encontros foram uma oportunidade para refletir em temas como a importância do brincar no desenvolvimento infantil, técnicas de comunicação eficazes entre pais e filhos, e estratégias para fortalecer os vínculos familiares”.

O Prémio Escola Amiga da Criança é uma iniciativa que reconhece instituições que se destacam pelas suas práticas inovadoras e inclusivas, com foco no bem-estar das crianças e na participação ativa das famílias na educação. A vitória do Centro Social Paroquial de Chaves é um testemunho do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipe envolvida.

Para além da valorização do laço familiar, Nuno Gonçalves espera que a premiação inspire outras escolas a desenvolverem práticas semelhantes, reconhecendo o papel fundamental que a família desempenha no processo educativo. "Quando a família se envolve, a criança se sente mais segura e confiante, e isso reflete diretamente na sua aprendizagem e desenvolvimento", conclui.

Desta forma, o projeto “Brincar na escola” não só conquistou um prémio, mas também se tornou um exemplo a seguir, ao demonstrar que por meio do brincar e do envolvimento familiar, é possível construir um ambiente escolar enriquecedor e acolhedor para todos.