Centro Municipal de Proteção Civil de Vila Pouca de Aguiar preparado para as “emergências do futuro”

Vila Pouca de Aguiar inaugurou esta segunda-feira um Centro Municipal de Proteção Civil que foi criado no local do antigo quartel dos bombeiros voluntários.

O edifício foi alvo de requalificação para albergar a estrutura local e apoiar a Comissão Municipal de Proteção Civil na monitorização de todo o território de forma a prevenir, acompanhar e dar resposta célere a situações de risco no território, referiu a Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

“Este espaço representa um compromisso sério com a segurança e o bem-estar dos aguiarenses, considerando o investimento municipal na prevenção e na melhoria da capacidade de resposta aos desafios que possam surgir”, salientou Ana Rita Dias.

A autarca aguiarense disse que o espaço está preparado e equipado para “estar à altura das necessidades de cada aguiarense atuando com competência e prontidão em situações de crise”.

Dotado de melhores infraestruturas tecnológicas, o recém-inaugurado Centro Municipal de Proteção Civil possuiu salas de comunicações, sala de apoio à decisão, com gabinetes operacionais e um espaço para armazenar equipamentos de apoio à execução de atividades da proteção civil. Segundo Duarte Marques, Coordenador Municipal da Proteção Civil, o equipamento vem “melhorar significativamente as condições de funcionamento e com isso, dar uma melhor resposta à população, em problemas como: a vespa asiática, quedas de árvores e muros, inundações como também, as grandes calamidades que assolam o concelho”.

Além da componente operacional, o Centro Municipal de Proteção Civil tem dois apartamentos que permitem acolher famílias numa situação aguda, como em caso desalojamento.

“Tem dois apartamentos, um T2 e um T3, que permitem que essas pessoas possam permanecer até encontrarmos uma solução mais definitiva”, acrescentou ainda o coordenador da Proteção Civil Municipal.

O projeto resulta de um investimento superior a 524 mil euros, financiado em mais de 212 mil euros pela União Europeia e em 94 mil euros por fundos nacionais.

A inauguração do espaço contou com a presença do presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, que deu no distrito de Vila Real o pontapé de saída da nova iniciativa ‘Parlamento próximo dos municípios’.

“É uma forma de levar a Assembleia da República a todo o território nacional reunido com os autarcas e as forças vivas da sociedade civil, mostrando proximidade e interesse pelos desafios locais”, apontou o presidente da Assembleia da República.

José Pedro Aguiar-Branco falou ainda do novo equipamento que diz estar “preparado para enfrentar as emergências no futuro”, lembrando a tragédia dos incêndios que assolou o concelho aguiarense em setembro.

“Foi com a intervenção rápida dos bombeiros, da proteção civil e das autoridades municipais que foi possível controlar os danos, minimizar os impactos, e gerir as consequências. (…) Criar um centro de proteção civil municipal é uma forma de gerar confiança na população, de evitar que as pessoas tenham medo porque sabem que, as autoridades têm forma de responder às tragédias”, terminou por dizer o presidente da AR.


Sara Esteves

Fotos: Joel Magalhães