Ministro da Educação encerra 3º Encontro de Ciência em Chaves

Durante dois dias, 18 e 19 de outubro, Chaves acolheu o III Encontro de Ciência Maria Alves Paiva, que teve lugar no Auditório do Centro Cultural de Chaves.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho e a Câmara Municipal e visa promover a divulgação de Ciência e a literacia científica na comunidade flaviense e transmontana.

Para o Ministro da Educação, que presidiu à cerimónia de encerramento desta iniciativa, conjugar a educação com a ciência é essencial para formar uma sociedade melhor. “A educação é a dimensão mais importante das pessoas e por isso, na questão do processo de descentralização, iniciado no Governo anterior, faz todo o sentido que os autarcas possam participar na melhoria das condições da educação. As autarquias têm que ter um papel essencial na educação do seu concelho e cultivar o gosto pela ciência e a promoção da inovação. E de facto, estas três palavras não são por acaso que estão na designação deste ministério”. Fernando Alexandre realçou ainda que “a educação é a principal fonte de inovação. É das pessoas que vem a inovação, mas é obviamente também com investimento na ciência e na produção de conhecimento que resulta a inovação e por isso, é da educação e da ciência que resulta a inovação que é a resposta aos anseios da sociedade e da economia”.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, deixou o convite ao Ministro da Educação para visitar o projeto do AquaValor, um laboratório colaborativo, com “que procurou dar resposta a uma carência, numa área decisiva, a ciência e investigação, muito relacionada com os nossos produtos endógenos, particularmente da água, pedra angular. Para nós, a ciência desde 2018 tem sido um tema central, um foco absolutamente essencial. Entendemos desde essa altura, ser fundamental procurar investir, captar, estimular e desenvolver projetos no âmbito da ciência e investigação e também, criar uma escola superior pública que pudesse trabalhar nas áreas essenciais para o território, como turismo, bem-estar e hotelaria e felizmente, isto está a acontecer”, disse o autarca no último dia deste encontro de ciência.

Além do Ministro da Educação, a sessão de encerramento contou com a presença de Sandra Paiva, Presidente da comissão organizadora; José González-Méijome, Presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho; Madalena Alves, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho e Nuno Vaz Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Chaves.