Greve dos funcionários fecha várias escolas em Chaves

A greve dos trabalhadores não docentes obrigou ao fecho de seis escolas do concelho de Chaves, disse António Serafim coordenador da Delegação de Vila Real do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN).

Em Chaves encerraram as escolas Nadir Afonso, o Centro Escolar de Santa Cruz Trindade, a Escola do 3º ciclo e Secundária Dr. Júlio Martins, a Escola Francisco Carneiro, a Secundária António Granjo e a Escola Secundária Fernão de Magalhães. Foram registados ainda alguns constrangimentos, devido à greve, em outras escolas do concelho, mas não obrigou ao encerramento total.

Segundo o STFPSN, a adesão à greve dos trabalhadores não docentes foi “muito significativa”, tendo fechado várias escolas no distrito de Vila Real.

No Alto Tâmega, e de acordo com a Delegação de Vila Real do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, encerram também escolas em Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. Nos restantes concelhos a adesão não foi significativa.

Com esta paralisação, os auxiliares de ação educativa exigem melhores salários e condições de trabalho, valorização salarial e a criação de carreiras especiais para o pessoal não docente.

O protesto foi convocado pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas (FNSTFPS). Muitos trabalhadores reúnem-se hoje junto à Basílica da Estrela, em Lisboa, para uma marcha até ao edifício do Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

 

Sara Esteves

Foto: Carlos Daniel Morais