Incêndio em Outeiro Seco consumiu 150 hectares de mato e pinheiro

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de sábado, 3 de agosto, na freguesia de Outeiro Seco, no concelho de Chaves, consumiu 150 hectares de mato e pinhal, disse ao Canal Alto Tâmega fonte do Comando Sub-regional do Alto Tâmega e Barroso.

“Ardeu essencialmente uma área de mato e uma percentagem reduzida de pinhal”, disse Artur Mota, Comandante do Comando Sub-regional do Alto Tâmega e Barroso.

O fogo, cujo alerta foi dado às 13h41, teve origem numa zona de povoamento florestal e chegou a ameaçar algumas empresas, na zona industrial da Cocanha, assim como habitações próximas a esta localidade. O incêndio entrou em fase de resolução às 19h15.

De acordo com a mesma fonte, “a descarga estratégica dos meios aéreos, não permitiu que as chamas chegassem às habitações, não havendo a registar danos”.

Segundo o Comandante dos Bombeiros de Salvação Pública de Chaves, José Carlos Silva, não houve registo de feridos, apenas foi ativada uma ambulância, para socorro a uma senhora que se encontra bem de saúde.

A circulação na Rua Santa Ana, que liga a zona industrial à aldeia de Outeiro Seco, esteve condicionada, tendo sido retomada horas mais tarde.

Após o incêndio ter entrado em fase de resolução, no terreno permaneceram vários operacionais para trabalhos de consolidação e rescaldo.

O incêndio consumiu 150 hectares de mato e pinheiro.