GD Chaves derrota Deportivo e conquista Troféu Emílio Macedo

Numa tarde de bastante calor, o Grupo Desportivo de Chaves recebeu, no Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira, os espanhóis do RC Deportivo de La Coruña. Num encontro que também serviu como jogo de apresentação, estiveram presentes cerca de 2000 adeptos, entre eles portugueses e espanhóis.

 

Antes do começo da partida foram apresentados os jogadores que farão parte do plantel principal do GD Chaves que serão: Vozinha, Rodrigo Moura, Gonçalo Pinto, Bruno Rodrigues, Aarón Romero, Vasco Fernandes, Carraça, Tiago Almeida, Júnior Puis, Ygor Nogueira, Kiko Pereira, Guilherme Ferreira, Pedro Pinho, Hélder Morim, Ktatau, Roan Wilson, David Kusso, Pedro Tiba, Gabriel Fernandes, Paulo Victor, Leandro Sanca, Wellington Carvalho, Rodrigo Melro, Jô Batista, Platiny, Rúben Pina e Ushindi Elonga.

 

O primeiro lance de perigo surgiu aos 15 minutos e pertenceu ao emblema espanhol. Na sequência de um lançamento de linha lateral de Lucas Perez para Barbero, o número 9 espanhol, cruza para a área, onde estava Soriano livre de marcação, o médio ex-SD Eibar fintou o guarda-redes e ofereceu o golo a Villares. Imperial o corte de Bruno Rodrigues, a evitar, em cima da linha, o primeiro golo dos espanhóis.

 

A resposta dos “Valentes Transmontanos” surgiu ao minuto 32, Kusso ganhou a bola, ainda no meio-campo adversário, descobriu Paulo Victor e com um passe em profundidade, isolou o brasileiro. Este no cara a cara rematou cruzado, permitindo a defesa de German. Na recarga Sanca atrapalha-se com Escudero e não consegue inaugurar o marcador. Na sequência do lance o defesa esquerdo espanhol saiu lesionado.

 

O Deportivo voltou a causar perigo e novamente pelo lado esquerdo da defesa flaviense, cruzamento de Navarro e Roan Wilson na sequência de um mau corte oferece a bola a Lucas Perez, mas este sozinho remata fraco para a defesa de Vozinha.

 

Já perto do final da primeira metade surge o primeiro golo da partida. Aos 42 minutos, Rúben Pina vira o flanco do jogo com um passe para Carraça, o lateral direito experiente vai à linha e cruza para Sanca, que de primeira, envia a bola para o fundo das redes, indefensável para o guarda-redes, Germán.

 

Depois de ir a vencer para o descanso, por uma bola a zero, Marco Alves apenas trocou de guarda-redes, fez entrar Rodrigo Moura por Vozinha.

 

No regresso para a segunda parte, o conjunto da Corunha foi o primeiro a criar perigo. Em cima do minuto 56, Lucas Perez cruza rasteiro para o interior da área, o lateral direito, Navarro, com tempo e espaço, rematou por cima da baliza azul-grená.

 

No decorrer da segunda parte, Marco Alves fez entrar Ushindi Elonga, Jô Batista, Rodrigo Melro, Higor Platiny, Aarón Romero, Brice Eboudjé, Pedro Pinho, Tiago Almeida, Hélder Morim, Júnior Puis e Gabriel Fernandes.

 

Depois de uma segunda metade sem intensidade e oportunidades de golo, já perto dos 86 minutos, o Grupo Desportivo de Chaves ampliou o resultado. Em semelhança ao primeiro golo, o lance surgiu do lado direito do ataque flaviense. Na seguimento de um cruzamento de linha de fundo de Tiago Almeida, aparece dentro de área, Higor Platiny, que de primeira remata para o fundo das redes, mais uma vez, indefensável para o guardião espanhol.

 

A resposta dos azuis e brancos não tardou em surgir e ao minuto 89, Lucas Perez novamente isolado com a baliza flaviense, permitiu a defesa do guardião brasileiro, Rodrigo Moura.

 

O apito final do árbitro Christian Rodrigues ditou a conquista do Troféu Emílio Macedo por parte do conjunto liderado por Marco Alves.

 

A estreia oficial dos “Valentes Transmontanos” na Liga Portugal II tem data marcada para dia 10 de agosto, às 18h, no Estádio do Fontelo, diante do Académico de Viseu.

 

 

 

Texto: Diogo Batista

Fotos: GD Chaves