Chaves agitou-se para viver as Festas da Cidade

Chaves assinalou os 112 anos em que os flavienses, com a sua bravura e abnegação, contribuíram para a implantação da República proporcionando um novo rumo a Portugal.

Foram quatro dias de festividades para celebrar o Dia da Cidade e do Município, comemorado a 8 de julho, data que a Nação quis reconhecer não só através da toponímia de muitas cidades com a designação de “Heróis de Chaves”, mas também concedendo em 1919, à então Vila de Chaves, a mais alta distinção do Estado, com a Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

“Assim saibamos nós merecer a história que hoje invocamos para cumprir o presente e construir o futuro que os flavienses merecem e ambicionam”, salientou o Presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, aquando do seu discurso, na sessão solene de atribuição de condecorações municipais que decorreu na segunda-feira junto à Torre de Menagem.

Para o autarca flaviense, “é um orgulho servir esta comunidade e perceber que, quotidianamente, homens, mulheres e jovens excecionais continuam a contribuir, desinteressadamente, para a afirmação e valorização de Chaves e de Portugal, nas mais distintas áreas”. No total, foram 21 os homenageados, cidadãos que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos e ainda funcionários do Município, pelo desempenho das suas funções, ao longo de 25 anos completos de serviço efetivo.

Além das cerimónias protocolares, o programa de atividades contemplou ainda muita animação, o espetáculo Chaves En’Dança, concertos filarmónicos com as seis Bandas Musicais do concelho, DJ’s, e três grandes espetáculos - “Os Quatro e Meia”, Nena e Função Públika - que atraíram a Chaves milhares de visitantes. A festa terminou com o tradicional fogo de artifício sincronizado nas margens do rio Tâmega.

 

 

 

CONDECORADOS 2024

MEDALHA DE HONRA

Maximino José Vaz da Cunha, a título póstumo

MEDALHA DE MÉRITO – GRAU OURO

Maria Amélia das Dores Cipriano

Marília Valente Ferreira Abelha

Maximiano Vaz Alves

MEDALHA DE DEDICAÇÃO – GRAU PRATA

Clube Motard de Chaves

Leonel Alexandre Santos Aguieiras

MEDALHA DE DEDICAÇÃO – GRAU COBRE

Andreia Filipa Pereira Chapouto

António Manuel Freitas Coelho

FORMA – Estúdio de Dança de Chaves