Montalegre atribui medalhas de honra e mérito municipal

A celebração do "Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas" iniciou na Praça do Município de Montalegre com o tradicional hastear da bandeira e guarda de honra. A cerimónia contou com muito público presente com o testemunho da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Salto e Banda Musical de Parafita.

A tarde deste dia de feriado nacional ficou marcada pela atribuição das distinções honoríficas, numa sessão solene realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho que “glorificou a identidade barrosã, ilustrada no laborioso trabalho das coletividades e exemplo cívico de personalidades do concelho”, disse a autarquia.

A Câmara Municipal de Montalegre entregou "Medalha de Honra do Município" à Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Salto, fundada a 6 de outubro de 1987. A presidente da autarquia, Fátima Fernandes, entregou a medalha ao presidente da corporação, Alberto Fernandes. Esta instituição “é um exemplo de cidadania dado que emana da iniciativa privada da população do Baixo Barroso, particularmente da freguesia de Salto, que fundou esta Associação com o propósito de servir os concidadãos organizando o seu Corpo de Bombeiros para responder às missões de maior exigência, suprindo a missão do Estado de proteger as populações e na salvaguarda da vida humana”.

Alzarino Gonçalves, natural de Carvalhais, concelho de Montalegre, recebeu a "Medalha de Mérito Municipal". A autarquia entende que estamos perante um “cidadão altruísta e empenhado” que “assumiu sempre uma atuante participação cívica, contribuindo para o desenvolvimento da nossa terra com dedicação às causas que abraçava, às crianças e jovens, para os quais sempre revelou especial atenção”.

Natural de Negrões, concelho de Montalegre, António Carneiro Chaves recebeu também a "Medalha de Mérito do Município". A autarquia justifica este reconhecimento porque estamos perante um barrosão cujo “percurso académico e profissional” determina “uma carreira que honra o berço donde proveio e, sobretudo, a dedicação permanentemente à cultura e investigação, aliadas à simplicidade no trato, fazem dele um dos mais notáveis padrões da intelectualidade barrosã”. 

Também a João Alves Soares foi atribuída a "Medalha de Mérito Municipal". Trata-se de “um homem de cultura nas suas diferentes expressões, genuíno humanista, que associa em si uma grande erudição a uma elevada competência artística e musical, contribuindo de forma inexcedível para uma comunidade mais culta e mais humana”, revelou o município.

Nascido na Vila da Ponte, aldeia do concelho de Montalegre, José Dias Baptista foi uma das quatro personalidades reconhecidas com "Medalha de Mérito Municipal", pela “divulgação da cultura, identidade e história do concelho de Montalegre” e pelo “envolvimento na afirmação do território”.

As medalhas foram entregues pela presidente da autarquia, Fátima Fernandes.

 Fotos: CM Montalegre