Plano Chaves 2030 quer ouvir os cidadãos nos projetos prioritários para os próximos 10 anos

Até 10 de março, os flavienses podem participar no Plano Estratégico de Desenvolvimento Local 2030 que está a ser elaborado pelo Município. Trata-se de um referencial que visa “orientar a intervenção municipal” para a próxima década, através da definição de “plano de ação assente em projetos prioritários e estruturantes para o desenvolvimento do concelho”.

Este Plano Estratégico é desenvolvido em várias etapas e neste momento, decorre a fase de auscultação da população, residente, juntas de freguesia e agentes estratégicos. Etapa que, segundo a Câmara Municipal decorrerá ao longo de todo o período de execução dos trabalhos.

A autarquia pretende que este plano “resulte de um processo participado, colaborativo e de proximidade, auscultando, mais uma vez, os cidadãos e dando-lhes a possibilidade de intervir ativamente com os seus contributos”, lê-se em nota divulgada.

O Plano de ação pretende promover uma reflexão estratégica sobre “os vários domínios relevantes para o desenvolvimento sólido deste território, entre eles a fixação e atração de população, o desenvolvimento económico e a captação de investimento, a valorização dos recursos endógenos, a coesão social e territorial, a cultura, o turismo, o termalismo, a saúde e o bem-estar, bem como a promoção da inovação e a articulação com o sistema científico e tecnológico”, refere ainda o comunicado acrescentado que os projetos de âmbito municipal até 2030 dependerão “em grande medida, da capacidade de obtenção de fundos alinhados com as estratégias europeias, nacionais e regionais definidas para oeste período”.