Bombeiros Voluntários de Valpaços assinalam 88º aniversário

O programa de comemoração dos 88 anos desta associação teve início com a formatura no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valpaços e hastear da Bandeira, onde estiveram presentes vários responsáveis de entidades e instituições locais, distritais e nacionais, assim como membros da família dos soldados da paz valpacenses.

Seguiu-se a receção às entidades no Auditório dos Bombeiros, tendo o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valpaços, Amílcar Mesquita, agradecido a presença de todos os presentes. O dirigente da corporação valpacense enalteceu a coragem e generosidade de todos os bombeiros da Associação, numa história que já contabiliza 88 anos. “Este é um trabalho que não tem preço”, afirmou.

No decorrer da cerimónia, foi ainda homenageado Amílcar Castro de Almeida, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos em prol do Concelho e pelo constante apoio dado aos bombeiros Valpacenses.

Em substituição de Amílcar Almeida, António Joaquim de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Valpaços, usou da palavra para agradecer o trabalho incansável realizado por todos os envolvidos na associação humanitária, afirmando serem “um exemplo para todos”.

O dia prosseguiu com a Eucaristia na Igreja Matriz de Valpaços, seguida de Romagem ao Cemitério para homenagem aos bombeiros falecidos pertencentes à corporação e posterior colocação de coroa de flores na Rotunda do Memorial dos Bombeiros, em Valpaços.

Um dia repleto de memórias e significado, honrando, assim, a Associação Humanitária dos Bombeiros de Valpaços que tanto dá de si em prol da comunidade.