“Mais antiga” feira de fumeiro do país superou expectativas

O sol de inverno motivou ainda mais as centenas de pessoas que durante dois dias visitaram a freguesia de São João da Corveira, no concelho de Valpaços, onde residem cerca de 700 pessoas. O certame constitui-se como uma montra de produtos endógenos e iguarias desta localidade, que organiza a considerada mais antiga feira do fumeiro do país.

A origem do certame, que coincide com o dia de São Brás, que se assinalou no sábado, perde-se na memória das gentes que habitam nesta freguesia que transformou o evento numa alavanca para a venda dos produtos locais e numa ajuda no orçamento familiar de pequenos produtores locais

A feira representa um rendimento extra para quem vive essencialmente da agricultura e num território onde a principal fonte de receita é a produção de castanha.

Na edição deste ano participam 36 expositores, dos quais 21 de fumeiro. Para além dos produtos derivados do porco como alheiras, linguiças, salpicão ou presunto, à venda estiveram também azeite, vinho, mel, compotas, folar e produtos ligados à castanha.

O programa da feira incluiu uma caminhada, BTT, uma montaria, chega de bois e uma corrida de cavalos.

A Feira de Fumeiro de São Brás foi organizada pela Junta de Freguesia de São João da Corveira, com o apoio da Câmara de Valpaços e da empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB).