Faleceu o barrosão Júlio Pereira, ex-chefe dos serviços de informação

O barrosão Júlio Alberto Carneiro Pereira, natural do concelho de Montalegre, e ex-secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) faleceu esta sexta-feira, 19 de janeiro, aos 71 anos.

Em 2021, a autarquia de Montalegre, tinha atribuído a Medalha de Honra Municipal no dia de feriado da vila barrosã.

Júlio Pereira esteve 12 anos à frente do SIRP e integrou o Governo, como secretário de Estado da Defesa Nacional do primeiro Governo socialista liderado por António Guterres.

Magistrado do Ministério Público, Júlio Pereira trabalhou durante 10 anos no Governo de Macau, como assessor do secretário adjunto para a Administração, como diretor do Serviço de Administração e Função Pública e Administrador do Fundo de Pensões de Macau e foi ainda assessor diplomático do Governador de Macau, de 1986 a 1989.

O antigo chefe das "secretas" foi diretor operacional do Serviço de Informações de Segurança (SIS), entre 1997 e 2000, antes de ascender ao topo do SIRP.

Licenciado em Direito, pela Universidade de Coimbra, estudou em Pequim, na China, onde frequentou um curso intensivo de Língua e Cultura. Tinha um mestrado em estudos chineses e falava mandarim. Quando deixou a chefia dos serviços de informações, Júlio Pereira regressou ao Supremo Tribunal de Justiça como procurador-geral adjunto.

Foi também diretor do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) entre 2001 e 2003.