Festivais realizados no Alto Tâmega nomeados para os Iberian Festival Awards

O evento Vilar Summer Festival, realizado na mítica aldeia de Vilar de Perdizes, no concelho de Montalegre, e o Festival Pedras Sounds, que decorre na vila de Pedras Salgadas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, estão nomeados para os prémios que reconhecem, a nível ibérico os organizadores da indústria de festivais de 2023.

O Vilar Summer Festival, cuja primeira edição foi realizada no verão deste ano, está nomeado em duas categorias; "Best New Festival" e "Best Small Festival". O evento é organizado pela Associação de Defesa do Património Vilar de Perdizes, União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide, Município de Montalegre e Juventude de Vilar. Em 2023 o festival contou com a presença de artistas como Diego Miranda, Phoenix, Quim das Remisturas, Miguel 7 Estacas, Bruno R, 100 Aura e Dj Dário Pereira.

Já o Festival Pedras Sounds, que vai na 18ª edição, está nomeado em quatro categorias; "Best Medium Sized Festival", "Best Festival Photo", “Contribution to Sustainability” e “Best Video Coverage”. O evento é organizado com o esforço de um grupo de jovens de Pedras Salgadas que se juntou ao projeto que se mantém ativo ao longo dos anos. Na última edição, o festival contou com nomes como Ivandro, CIGMA, Dj Rullez, Yungfam7, Os Hybrid Theory - The Linkin Park Tribute, DJ Maxsense, DJ Joel, DJ Mindo Costa, Dj Miguel Ângelo, entre outros.

Em Chaves também o Festival N2, realizado no Jardim Público da cidade, volta a estar nomeado pelo quarto ano consecutivo para estes prémios em seis categorias. "Best Medium Sized festival", "Best Live Electronic Act", "Best Live Performance" e “Best Festival Photo”, com os artistas Alex D'Alva Teixeira e Milhanas em destaque, bem como o fotógrafo Miguel Madeira. Sujeitos à apreciação do júri estão ainda as categorias "Best Touristic Promotion" e "Best Hosting and Reception". O Festival N2 é organizado pela produtora Indieror e pelo Município de Chaves.

Os Iberian Festival Awards visa “potenciar as relações ibéricas, otimizar, fazer crescer e operacionalizar díades eficazes entre os dois países”.

As votações para os prémios já se encontram abertas e encontram-se divididas em 26 categorias. A cerimónia de entrega de prémios da 8ª edição acontecerá no dia 15 de março de 2024, na Sala Manuel de Falla em Málaga, na Espanha.