“Nove Aldeias um Povo” já ensaia para espetáculo único

Com perto de 150 músicos e cantores iniciou esta quarta feira, 6 de setembro, na localidade de Oura, concelho de Chaves, o primeiro ensaio aberto do coro do projeto “Nove Aldeias um Povo”. Com uma plateia repleta de populares a assistir, este ensaio juntou, pela primeira vez, parte da Banda Musical de Loivos e o coro das várias freguesias que integram este projeto cultural que une aldeias para evitar o despovoamento e faz renascer a música.

O projeto está a ser dinamizado pela Banda Musical de Loivos, no concelho de Chaves, e além de divulgar a cultura de Trás-os-Montes quer unir o povo de nove aldeias, criando um coro comunitário onde pessoas sem experiência aprendem a cantar e têm a oportunidade de subir a palco rodeado de jovens artistas.

Dividido em quatro fases, o projeto coloca a comunidade a cantar. Para isso contam com a ajuda de seis compositores que recolheram em cada uma das nove aldeias, inspiração para uma peça que se enquadre em banda filarmónica e canto coral. Na segunda parte do projeto foi criado um coro comunitário, com 100 pessoas, e uma banda que depois de vários ensaios e oficinas criativas subirá a palco nos seis municípios da região transmontana do Alto Tâmega e Barroso, para dar um espetáculo inédito com o objetivo de divulgar o trabalho musical de um povo com costumes e tradições seculares.

“Nove Aldeias Um Povo” é um projeto bienal criado ao abrigo do programa de financiamento da Direção-Geral das Artes (DGARTES) e o Ministério da Cultura que visa promover a diversidade da oferta artística numa região marcada pela baixa densidade populacional. De várias candidaturas apresentadas à DGARTES, esta foi considerada a quarta melhor a nível nacional e a primeira do Norte. A iniciativa conta com a colaboração de patrocinadores, os municípios da região e as Uniões de Freguesias de Loivos e Póvoa de Agrações, Vidago, Arcossó, Selhariz, Vilarinho das Paranheiras, Oura, Vilar de Nantes, Bornes de Aguiar e Sabroso de Aguiar.