Ordem Templária Flaviense na Peregrinação de Nossa Senhora da Cristandade em Espanha

A III Peregrinação anual de Nossa Senhora da Cristandade em Espanha decorreu entre 22 e 24 de julho, começando em Oviedo e terminando no Santuário de Nossa Senhora de Covadonga, localizado nas Astúrias, local onde se iniciou a Reconquista Cristã da Península Ibérica.

Com início em 2021, trata-se de uma peregrinação organizada por um grupo de leigos católicos devotos da celebração da Santa Missa Tradicional. Acontece por volta da festa do Apóstolo São Tiago, 25 de julho, padroeiro da Espanha. De acordo com a Ordem Templária de São Miguel Arcanjo em Chaves (O.T.S.M.A), a peregrinação “é a santificação da alma por meio de graças pedidas a Nosso Senhor e por intercessão da Santíssima Virgem Maria, oferecendo orações, sacrifícios e mortificações durante três dias de caminhada, correspondentes a 95Km, com celebração diária da Santa Missa Tridentina”. Este ano houve um aumento substancial do número de peregrinos, tanto espanhóis como estrangeiros, com mais de 1200 pessoas, na maioria jovens. O Capítulo Português Nossa Senhora de Fátima marcou novamente presença pela terceira vez, com 38 peregrinos de Norte a Sul do país, oito dos quais clérigos. A Ordem Templária de São Miguel Arcanjo integrou o Capítulo Português com seis membros da Ordem, sendo um deles Seminarista e outro o seu Capelão.

A O.T.S.M.A pretende, “ao longo do ano, trabalhar junto da comunidade local, para que na Quarta peregrinação, no próximo ano, seja ainda maior a participação da Ordem Templária Flaviense com fiéis da Missa Tradicional”.