Mais de 200 Mil euros em melhorias na estrutura Residencial Nª Sª da Conceição-Friões

Uma das promessas do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, Altamiro Claro, ainda no anterior mandato era melhorar as instalações, algo envelhecidas da estrutura Residencial Nª Sª da Conceição em Friões.
Com um apoio financeiro da União Europeia (FEDER de 176.679,06 euros, numa obra que tinha um investimento total de 253.715,97 euros, a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, procedeu às obras que vão permitir ampliar a capacidade da Estrutura Residencial, proporcionar melhores condições para o envelhecimento ativo dos idosos, melhorar as condições de acessibilidade, criar espaços acolhedores para os utentes e qualificar e adequar a ERPI à satisfação das necessidades dos utentes e do território.
Neste momento e com as obras praticamente concluídas, o espaço vai beneficiar 32 utentes.
Pela intervenção nos equipamentos e unidades móveis apoiadas (ERPI e Centro de Dia) a Residencial Nª Sª da Conceição, passa a ser mais um espaço de referência da Misericórdia.
“As obras de recuperação e ampliação, da ERPI Nª Sª da Conceição em Friões, encontram-se concluídas, o que permite atingir os objetivos a que nos propusemos, para dar dignidade ao espaço e melhorar as condições de acessibilidade. Não foi um projeto fácil, faltam apenas pequenos pormenores e neste momento, podemos dizer com satisfação que o apoio financeiro da União Europeia foi bem sucedido. Atingimos o grande objetivo que tem consistido em aproveitar os fundos comunitários, para modernizar e aumentar as nossas respostas sociais, estratégia esta que se desenvolveu ao longo da última década, através da construção da ERPI Maria Ribeiro & Ricardo Mourão, a recuperação e ampliação da ERPI de Lebução, a construção da ERPI Nª Sª de Carmo, em Valverde, a recuperação e ampliação da ERPI Nª Sª da Conceição em Friões e a recuperação e ampliação da ERPI S. José em Valpaços, que ainda está a decorrer”, disse Altamiro Claro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.
Recorde-se que este projeto foi aprovado em março de 2020, mas a obra arrancou apenas em outubro do mesmo ano, concluindo-se agora para beneficiar 32 utentes.


Paulo Silva Reis