BOTICAS: Desempregados e pessoas com baixa escolaridade recebem ações sobre emprego e capacitação digital

As duas iniciativas foram orientadas por Avelino Pinto, formador especializado na área. A ação direcionada a mulheres desempregadas teve como objetivos “a sensibilização para as oportunidades, desafios e especificidades do empreendedorismo feminino, a criatividade na criação do próprio emprego, bem como o papel do projeto individual como ferramenta de inclusão socioeconómica”.

Além disso, e segundo a autarquia, a ação permitiu também garantir as condições para uma participação plena e igualitária de mulheres e homens no mercado de trabalho e na atividade profissional.

No que respeita à ação de alfabetização e capacitação digital para pessoas com baixa escolaridade, esta iniciativa teve como temáticas a sensibilização para os desafios do empoderamento num mundo em mudança, o papel do “eu” como agente de transformação e inclusão socioeconómica e, ainda, a promoção do empoderamento das mulheres e dos homens em situação de particular vulnerabilidade social e económica.

De recordar que a implementação do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND) de Boticas decorre no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).