Centro de Recolha de Animais de portas abertas

Com um investimento de 179.343.60 mil euros, está aberto ao público desde setembro de 2021 o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) que já “dá casa” a vários animais que se espera que sejam adotados.

Com capacidade de acolhimento de 25 animais este edifício, localizado em Cabeço no concelho de Valpaços, é composto por várias celas para alojamento que têm em anexo um parque de recreio. As instalações contam ainda com um gatil, uma sala de quarentena para cães e gatos, uma sala de esterilização, uma sala para lavagens de gamelas, arrumos individuais, um gabinete veterinário, vestiários e ainda a receção/secretaria.

O CROAC foi considerado, e segundo a autarquia, dos melhores a nível nacional o que permitiu arrecadar o valor máximo de financiamento disponível de 50 mil euros, através do Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia.

“Trata-se de um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa em prol do bem-estar animal e da população” , realçou o Município de Valpaços que reconhece que este espaço, “ não resolve o problema do abandono crescente dos animais, mas ajuda a melhorar, significativamente as condições, qualidade e conforto dos animais acolhidos” .

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia faz parte dos 17 projetos nacionais apoiados pelo Governo para a construção ou modernização de canis.