Caminhada da Festa do Sol reuniu 500 participantes pelas serras de Boticas

A iniciativa iniciou no Boticas Parque onde os participantes foram recebidos num ambiente de festa, com animação musical e pinturas celtas “que ajudaram a criar o espírito da jornada desde os primeiros momentos”, disse a Associação Celtiberus.

Após a receção, os caminhantes partiram rumo à aldeia de Vilar, “percorrendo trilhos de grande beleza paisagística e atravessando alguns dos locais mais emblemáticos da região”. De acordo com a organização, um dos momentos de destaque “aconteceu na passagem pelo empreendimento turístico Casa da Eira Longa, onde o calor intenso que se fazia sentir levou alguns participantes a aproveitar a oportunidade para um mergulho refrescante na piscina, proporcionando imagens e momentos de descontração que marcaram o percurso”.

Apesar das temperaturas elevadas, o trajeto foi “cuidadosamente desenhado para privilegiar zonas de sombra, permitindo aos participantes desfrutar da caminhada com maior conforto enquanto descobriam a riqueza natural da serra e das aldeias do concelho”, lê-se numa nota enviada pela associação.

O destino foi Castro do Outeiro Lesenho, considerado um dos mais importantes testemunhos da ocupação castreja da região. À chegada, os participantes foram recebidos com música, animação e um reforço alimentar composto por diversos produtos e iguarias da gastronomia local.

Ao final da tarde, os participantes subiram ao topo do Outeiro Lesenho, a cerca de 1.100 metros de altitude, para assistir ao ‘Pôr do Sol do Guerreiro’. Junto às muralhas milenares do castro e sob o olhar vigilante da estátua do Guerreiro Galaico, centenas de pessoas “contemplaram um espetáculo natural de rara beleza, num cenário que alia história, paisagem e identidade cultural”, apontou ainda a Celtiberus.

O encerramento da iniciativa contou com um espetáculo que combinou dança, teatro, música e malabarismo.

A sustentabilidade “voltou a assumir um papel central na organização do evento”, em que “todos os participantes receberam uma caneca reutilizável, eliminando a utilização de copos descartáveis ao longo da iniciativa”. Também as marcações do percurso “foram realizadas com fitas reutilizáveis, removidas imediatamente após a passagem dos caminhantes, garantindo a preservação da paisagem e evitando a permanência de resíduos nas serras”.

Segundo a organização, a iniciativa voltou “a afirmar-se como um dos momentos mais marcantes do verão barrosão, combinando património, natureza, cultura e sustentabilidade numa experiência única pelas serras de Boticas”.

O evento foi organizado pela Associação Celtiberus com o apoio do Município de Boticas, dos Bombeiros Voluntários de Boticas e da Junta de Freguesia de Vilar e Viveiro.

 

Fotos: Associação Celtiberus