Propostas do Orçamento Participativo de Chaves em fase de votação até 28 de fevereiro

A edição de 2025 tem a votação cinco propostas, uma na Componente Nº 1 - Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos e quatro na Componente Nº 2 - Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo. Cada munícipe pode exercer dois votos, um em cada uma das componentes.

Na componente de obra (nº1) foi aceite a proposta ‘Parque Infantil Inclusivo para Todas as Crianças’, apresentada por Susana Alexandra do Carmo Xavier. Já, na componente cultural e desportiva (nº2) foram aceites as propostas: ‘Livro de Rezas de Benzedeiras do concelho de Chaves “Palavras que Curam” de Ana Sofia Correia Videira; ‘Respira Chaves’, por Aurora Oliveira, ‘À Jeira- Festival de Arte de Chaves’ de Celina Bermudez Vogensen e ‘Aldeia Natal- São Julião de Montenegro’, apresentada por Diana Sofia Lopes de Jesus.

A autarquia dispõe para este instrumento de cidadania participativa um orçamento total de 280 mil euros, dos quais 250 mil euros estão destinados à Componente nº 1 de obra e 30 mil euros à Componente nº 2, relacionado com ações culturais e desportivas. As propostas mais votadas serão concretizadas no concelho.

“A votação pode ser realizada de forma simples e gratuita, através do envio de uma SMS para o número 4902, permitindo ao munícipe registar-se e votar nos projetos que pretende ver concretizados”, revelou o município de Chaves. A autarquia referiu que os interessados deverão estar recenseados no concelho de Chaves e que é ainda possível votar online, “através da Plataforma do OP Chaves, ou presencialmente no Arquivo Histórico Municipal”.

 

Propostas a votação:

Componente nº 1

P3 - Parque Infantil Inclusivo para Todas as Crianças

Componente nº2

P9 - Livro de Rezas de Benzedeiras do concelho de Chaves - Palavras que Curam

P10 - Respira Chaves

P11 - À Jeira - Festival de Arte de Chaves

P12 - Aldeia Natal - São Julião de Montenegro