Minutos finais voltam a penalizar Desportivo de Chaves que continua longe das vitórias

Há quatro jogos sem vencer, três deles no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, o Desportivo de Chaves segue afastado dos triunfos no segundo escalão do futebol português, descendo ao sétimo lugar da prova.

Em relação ao onze utilizado frente ao SL Benfica “B”, Filipe Martins, treinador dos azuis-grená alterou apenas uma peça no onze inicial. Saiu Ktatau, que cumpriu castigo após ser expulso diante dos encarnados, e entrou para o seu lugar Roberto, que cumpriu castigo diante das ‘águias’.

Num duelo entre equipas em posições próximas na tabela classificativa, o Desportivo de Chaves assumiu, nos minutos iniciais, as rédeas do encontro, apesar disso, a boa estrutura defensiva dos visitantes evidenciou a falta de criatividade ofensiva dos azuis-grená. Por outro lado, a formação orientada por Pedro Miguel precisou de pouco para ferir os flavienses e, na sequência de um contra-ataque, Miguel Pereira, avançado reguense, inaugurou o marcador aos 17 minutos.

Com o golo, os ‘leões’ de Lourosa ganharam mais confiança e mostraram-se cada vez mais confortáveis com bola, apesar disso e, numa altura em que Dylan Collard se encontrava fora do terreno de jogo a contas com uma lesão, o Desportivo de Chaves aproveitou a vantagem numérica para reestabelecer o empate no marcador.

David Kusso, numa incursão ofensiva, serviu milimetricamente Roberto, que de cabeça, fez o empate na partida aos 43 minutos, permitindo à formação flaviense rumar ao descanso revigorada.

Apesar do golo do empate, Filipe Martins quis algo diferente da sua equipa na etapa final e ao intervalo promoveu duas alterações, sendo uma delas uma estreia. Saíram Pedro Pinho e Robyn Esajas, dando lugar a Federico Bicoro e ao estreante Jorge Delgado.

A saída do já amarelado Pedro Pinho e a entrada do ‘limpa-neves’ Federico Bicoro trouxe mais combatividade e intensidade ao meio-campo flaviense, permitindo ao Desportivo de Chaves assumir cada vez mais o ímpeto do jogo e, ao mesmo tempo, empurrar os lusitanistas para trás.

Depois de vários lances dos azuis-grená junto à baliza de Vítor Hugo, a formação orientada por Filipe Martins conseguiu, aos 70 minutos, ser finalmente feliz. Após assistir no primeiro golo, o ala angolano, David Kusso, voltou a ter impacto direto ao servir Tiago Almeida, que de cabeça, consumou a reviravolta no marcador, apontando o seu primeiro golo na carreira.

O golo não alterou a toada do jogo, os ‘Valentes Transmontanos’ continuavam confortáveis na partida, mas os lusitanistas, contra todas as expectativas, fizeram-se valer de uma das suas principais qualidades – bolas paradas - e, na sequência de um pontapé de canto, Rodrigo Martins, ao segundo poste, foi oportunista e fez o 2-2.

Sem muito tempo para responder, o Desportivo de Chaves foi incapaz de chegar ao golo da vitória, tendo somado o sexto empate na temporada, resultado que empurrou os flavienses até ao sétimo lugar da tabela classificativa.

Declarações de Filipe Martins: “A nossa primeira parte foi muito má. Na segunda parte entrámos com uma atitude completamente diferente e conseguimos dar a volta ao jogo. Mentalmente, a equipa tem estado bloqueada. Se queremos subir de divisão, temos de ser mais consistentes.”

O Grupo Desportivo de Chaves enfrentará no próximo sábado, dia 31 de janeiro, às 11h, no Estádio Dr. Machado de Matos, o FC Felgueiras, em jogo da 20ª jornada da II Liga.

Filme do Jogo

17´-> Lusitânia de Lourosa inaugura o marcador, através de um contra-ataque, com Arsénio Nunes a servir Miguel Pereira, que no cara a cara com Marko Gudzulic, fez o primeiro golo da partida.
43’ ->
Roberto foi oportunista e, após ser servido por David Kusso, aproveitou a ausência de Dylan Collard para empatar o encontro.
70’ ->
Tiago Almeia consuma, após passe de David Kusso, a reviravolta no marcador e estreia-se a marcar no futebol sénior.
81’ ->
Balde de água fria para os flavienses, após Rodrigo Martins, na sequência de um pontapé de canto, empatar a partida e garantir um ponto à turma visitante.

Estatísticas do jogo:

GD Chaves – Lusitânia de Lourosa FC

Remates: 10-8
Remates à baliza 5-3
Posse de bola: 54%-46%
Cantos: 3-4
Faltas: 15-12
Amarelos: 5-2
Vermelhos: 0-0

Diogo Batista
Fotos: Liga Portugal