Três festivais do Alto Tâmega entre os nomeados dos Iberian Festival Awards 2026

O Festival N2, organizado em Chaves, no Jardim Público, pelo Município de Chaves e pela produtora INDIEROR, está nomeado em seis categorias. O evento destaca-se na categoria (2) de “Best Medium- Sized Festival”, com o voto do público. O festival figura ainda em várias outras categorias, incluindo (06) ‘Best Touristic Promotion”, (08) Best Communication & Marketing Strategy’, (09) ‘Best Hosting & Reception’ e (14) ‘Contribution to equality’. A atuação de Dino D’Santiago no N2 fez com que o festival estivesse ainda nomeado para (10) Melhor Performance ao Vivo, categoria a votação do público.

Na vila de Pedras Salgadas, o Festival Pedras Sounds, promovido pela Associação de Desenvolvimento Sociocultural de Pedras Salgadas (ADSPS), está nomeado em 13 categorias, destacando-se nas categorias (3) Best Small Festival, (10) ‘Best Live Performance’, com a atuação de Piruka, em (12) Best Live Electronic ACT com o espetáculo de Kura, na categoria (15) ‘Best Festival Photo’, com foto de Cláudio Reguengo, e na categoria (16) ‘Best Video Coverage’, também com vídeo de Cláudio Reguengo, todos com voto do público.

O festival figura ainda em várias categorias de júri, como (6) ‘Best Touristic Promotion’, (07) ‘Best Cultural Programme’, (13) ‘Contribution to Sustainability’, (14) ‘Contribution to Equality’, (18) ‘Best Brand Activation’, (19) ‘Best Venue’ com a Rua Júlio Santa Maria, (23) ‘The Event Safety Award’ e (24) ‘The Innovation Award’. 

Segundo a organização, estas distinções “reconhecem o trabalho desenvolvido pelo Pedras Sounds ao longo das últimas edições, valorizando não só a programação artística, mas também o compromisso com a sustentabilidade, a igualdade, a segurança, a promoção turística e a inovação no setor dos eventos culturais”, referiram numa nota enviada.

Já o Vilar Summer Festival, organizado na aldeia de Vilar de Perdizes pelo Município de Montalegre, pela Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes, pela União de Freguesias de Vilar de Perdizes e Meixide e pela Juventude de Vilar, está nomeado em cinco categorias. O evento destaca-se nas categorias (3) Best Small Festival, (10) ‘Best Live Performance’, com a atuação de 80&Tais, na (12) Best Live Electronic ACT, com atuação de Mizzy Miles, na categoria (15) ‘Best Festival Photo’ com foto de Tiago Ribeiro e (16) ‘Best Video Coverage’ com vídeo de Bruno Vinhas.

Os Iberian Festival Awards são considerados uma referência na valorização da cultura e do turismo através de festivais, promovendo não apenas a música e as artes, mas também boas práticas em sustentabilidade, comunicação e inovação.

As votações do público terminam a 15 de janeiro e a cerimónia de entrega dos prémios da 10ª edição dos Iberian Festival Awards está agendada 14 de março de 2026.

 

Sara Esteves

Fotos: Carlos Daniel Morais, Pedras Sounds (Cláudio Reguengo) e Vilar Summer Festival (Tiago Ribeiro)