Dante Elizalde marcou presença na XVI Cimeira de Presidentes da Liga Portugal

O dirigente mexicano, Dante Elizalde, marcou presença na XVI Cimeira de Presidentes, um evento promovido pela LP, entidade responsável pela organização do futebol profissional em Portugal, que uniu na Arena Liga Portugal, no Porto, os presidentes dos emblemas da I e II Liga.

Durante o encontro entre os líderes dos clubes portugueses profissionais e a LP foram discutidos temas como o processo de centralização dos direitos audiovisuais, o estudo sobre os quadros competitivos das competições profissionais e as infraestruturas, refere a LP.

No que diz respeito ao processo de centralização dos direitos audiovisuais, a LP explica, em comunicado, que foi dado a conhecer “os seus pilares (equitativo, desportivo, social, audiovisual e infraestruturas) e os seus benefícios tangíveis”, sendo, posteriormente, alvo de debate “elevado e construtivo” entre as Sociedades Desportivas. Ficou ainda estabelecido que o tema será levado a Assembleia Geral para decisão.

Foi também apresentado um estudo relativo aos quadros competitivos da Liga Portugal Betclic, Liga Portugal Meu Super e Allianz CUP que passará a “sede de Grupos de Trabalho e qualquer proposta que surja será articulada, posteriormente, com a Federação Portuguesa de Futebol”.

Por fim, relativamente às infraestruturas, foi realizada uma apresentação que lançou à apreciação os “novos requisitos que visam promover a qualidade dos estádios, com apelo à finalização do processo nos grupo de trabalho respetivo”.

Em discurso, que pode ser lido no site da LP, o presidente deste organismo, Reinaldo Teixeira, afirma que a centralização dos direitos audiovisuais é o “princípio de um caminho”, explicando ainda que anteriormente “não tínhamos uma chave de distribuição, agora já temos, e foi hoje reconhecida por todos como um importante passo em frente neste processo”.

“Cabe-nos, agora, trabalhar para valorizar. Queremos que todas as Sociedades Desportivas ganhem o máximo possível. Só saberemos valores no dia em que for feito o leilão. Até lá, cabe-nos tudo fazer para valorizar o produto e as competições, atraindo interessados para o leilão”, apontou Reinaldo Teixeira.

A 17ª e próxima edição da Cimeira de Presidentes da Liga Portugal ficou agendada para maio do próximo ano.

Diogo Batista
Fotos: GD Chaves & LP