Centenas celebram a magia do Natal nas ruas da cidade

O espírito natalício voltou a encher o centro histórico da cidade de Chaves com o acender das luzes de Natal. Centenas de pessoas passaram na segunda-feira, feriado nacional, pelas ruas da cidade e pelo Largo General Silveira para desfrutar de um ambiente dedicado a esta época festiva, onde as crianças puderam visitar a Casa do Pai Natal, conversar com ele e dar uma volta no tradicional carrossel infantil que volta a marcar presença neste mercadinho.

Transformado num ponto de encontro para famílias e amigos, o Mercadinho de Natal acolheu não só os mais novos, encantados com as personagens natalícias, mas também muitos adultos que se deixaram contagiar pelo ambiente festivo, partilhando desejos e sonhos para o novo ano.

A abertura do “Chaves Natal” contou ainda com a animada Parada de Natal, que percorreu várias artérias do centro histórico e integrou a participação da Forma - Estúdio de Dança de Chaves, da Escola de Dança Christine Veen, do Teatro Experimental Flaviense (TEF) e do Coro Infantojuvenil do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (AEJM), num momento “de grande dinamismo e envolvimento comunitário”, referiu o Município de Chaves.

Na abertura participaram mais de 300 figurantes, uma parada festiva, composta por miúdos e graúdos, que partiu da Praça de Camões até ao Mercadinho de Natal, no Largo General Silveira. Pelas ruas desfilaram vestidos a rigor.

O Presidente da Câmara Municipal marcou presença e fez questão de assinalar o momento junto da população. Nuno Vaz deixou uma mensagem de esperança, sublinhando que, “apesar dos contextos difíceis que vivemos, este é um mês especial, em que podemos voltar a ser crianças, acreditar na magia do Natal e no que ela simboliza”.

O autarca flaviense disse ainda que é o momento de “despertar sentimentos genuínos, como a descoberta, o sonho, a alegria, a família e a proximidade. Que possamos acreditar que o mundo pode ser melhor, na bondade e no humanismo, aquilo que é essencial e que deveria ser sempre a condição número um do ser humano”.

O quadro natalício contou ainda com a atuação Quinteto de Metais "Transmontana Brass", do duo Carlos Sanches e Daniel Louro e culminou com espetáculo musical do Dj Mindo.

No Mercadinho, situado no Largo General Silveira, é possível encontrar produtos de artesanato, doces, licores, compotas e outras iguarias típicas desta época, de forma a valorizar os produtores e comerciantes locais.

Durante todo o mês, a cidade contará com um programa pensado para animar residentes e visitantes de forma a impulsionar a economia e o comércio tradicional.

O programa “Chaves Natal” e a animação do centro histórico incluem ainda momentos culturais, como oficinas criativas, atuações musicais, espetáculos de dança, encontro de coros, entre outros.

Apesar de não conter a pista de gelo, como no ano anterior, o Mercadinho de Natal, cujo investimento ronda os 250 mil euros, quer aproximar os flavienses e manter viva esta tradição. O espaço estará aberto de segunda a quinta-feira, das 15h00 às 20h00. Sextas e sábados das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00. Domingos das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00. Nos dias 24 e 31 de dezembro, funcionará das 11h00 às 15h00, mantendo-se encerrado no dia 25 de dezembro.

Fotos: CM Chaves