Crianças do Centro Social Paroquial aprendem com a comunidade nas ruas de Chaves

Às quartas-feiras, as crianças juntam-se também aos tocadores de concertina no Monumento que animam a cidade, reforçando a ligação à cultura popular flaviense. Na última quarta-feira, o grupo iniciou a manhã numa padaria local, onde participou na confeção do pão. Depois dessa experiência, seguiu para um momento de animação musical, envolvendo-se nas melodias das concertinas e na energia do encontro com a comunidade.

Segundo o educador Nuno Gonçalves, estas vivências são “autênticos mergulhos na comunidade, momentos privilegiados onde as crianças aprendem através do contacto direto com as pessoas e tradições da cidade. 

“Queremos que abracem os flavienses, que participem, porque acreditamos profundamente que a cidade também pertence às crianças. Pertence à sua alegria, à sua curiosidade e à vontade de descobrir a cultura e as tradições que nos fazem quem somos”.

As saídas semanais revelam-se, assim, “uma forma de alargar a comunidade educativa, derrubando fronteiras entre espaços e aproximando diferentes modos de olhar, comunicar e viver”, explica a instituição. 

Para o Centro Social Paroquial o maior privilégio está na forma “calorosa” como a cidade acolhe as crianças, “com música, com afetos, com participação, com pessoas que chamam, convidam e fazem sentir parte”.

“Gostamos muito das pessoas da nossa cidade. Gostamos deste abraço coletivo que se renova cada vez que saímos à rua”, refere o educador, sublinhando que estes momentos revelam “o verdadeiro espírito da época”. 

“Hoje percebemos, uma vez mais, que este é o verdadeiro Natal: o Natal que se vive na rua, no encontro, na partilha e no calor humano. A verdadeira festa de Natal acontece quando crianças e comunidade se unem para celebrar aquilo que realmente importa, estar juntos”.