Fórum sobre envelhecimento saudável vai discutir sinais e sintomas da saúde mental em Chaves

Segundo a autarquia, a iniciativa visa sensibilizar e informar a população sénior sobre a importância do bem-estar psicológico em todas as fases da vida, e insere-se no âmbito das ações previstas no programa CLDS 5G.

A atividade conta com a colaboração da Equipa Comunitária de Saúde Mental de Adultos do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que partilhará o conhecimento técnico e estratégias práticas para a identificação precoce de sinais de sofrimento emocional, depressão e outras perturbações mentais associadas ao envelhecimento, explica a autarquia numa nota enviada.

O fórum, com entrada livre, é destinado à população sénior com 60 anos ou mais, e “pretende promover o diálogo, desmistificar preconceitos sobre a saúde mental e incentivar o acesso a apoio especializado, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento adequado”, lê-se na mesma nota.

Esta sessão, “assume os objetivos de proporcionar formação, informação e bem-estar à comunidade sénior local, contribuindo para um envelhecimento mais ativo, saudável e participativo”.

A iniciativa beneficia do apoio financeiro do Fundo Social Europeu+, através do programa Pessoas 2030, integrado no Programa PORTUGAL 2030, com cofinanciamento da União Europeia – “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.”