Equipas de basquetebol do CTM de Vila Pouca de Aguiar arrancam temporada com resultados positivos

Formação Sénior feminina entra com o pé direito com uma “vitória arrancada a ferros”

A formação sénior feminina do CTM Vila Pouca de Aguiar, orientada por Alfredo Brigas e Hugo Martins, entrou com o pé direito na Zona Norte do Campeonato Nacional da II Divisão feminina ao vencer na receção ao CB Penafiel, por 63-59, na jornada inaugural da prova. Juliana Ferreira (x12), Ana Dias (x3) , Ariana Parafitas, Maria Bastos, Matilde Guilherme (x2), Telma Barreira, Inês Reguengo (x9), Joana Esequiel (x4), Sofia Ferreira (x27) , Diana Alves, Kika Neto e Claire Martins (x6) marcaram pelas aguiarenses.

Declarações de Alfredo Brigas: “A estreia na época 2025/26 das aguiarenses ficou marcada por uma vitória arrancada a ferros. Um jogo muito interessante e equilibrado. Este equilíbrio ficou demonstrado na marcha do marcador, onde a maior diferença foi de oito pontos e a favor do CTM ao intervalo. O CTM esteve melhor no jogo interior, apesar do nervosismo de algumas atletas que falharam cestos fáceis. Já as penafidelenses estiveram irrepreensíveis no jogo exterior concretizando 12 triplos contra apenas três do CTM. Foi uma excelente vitória do CTM a abrir esta competição”.

Juniores masculinos estreiam-se com derrota, apesar das “boas indicações”

Já o conjunto sub-18 masculino do CTM de Vila Pouca de Aguiar, que milita no Campeonato do Interior, perdeu na receção ao BC Vila Real, por 37-91, depois de uma primeira parte equilibrada (11-19). Os pontos da equipa aguiarense, orientada por Nádia Brigas, foram apontados por Lucas Ribeiro (x2), Miguel Rodrigues (x10), Pedro Sousa (x4), Gabriel Moura (x2), Afonso Gonçalves (x10), Guilherme Ferreira, Yann Wiget, Carlos Reguengo e Martin Correia (x2).

Declarações de Alfredo Brigas: “As dificuldades esperadas pelo CTM confirmaram-se, apesar da boa réplica dos aguiarenses em especial na primeira parte, contudo os jovens verde-negros deixaram boas indicações frente a um dos candidatos desta competição”.

Juniores verde-negras derrotam Guimarães-Viseu e entram a vencer no Campeonato

Também no escalão sub-18, desta vez, no feminino, o CTM de Vila Pouca de Aguiar levou de vencido o Guimarães-Viseu, por 65-50, no Campeonato do Interior, numa partida em que as aguiarenses, orientadas por Alfredo Brigas, venceram três dos quatro períodos. Juliana Ferreira (x12), Benedita Vaz, Ariana Parafitas (x2), Mafalda Alves (x4), Maria Bastos, Joana Esequiel (x3), Sofia Ferreira (x33), Diana Alves (x2) e Juliana Costa (x9).

Declarações de Alfredo Brigas: “Um jogo bem disputado com um bom início do Guimarães, que dominou nos primeiros cinco minutos de jogo, após a reação das verde negras, o CTM passou para a liderança, não voltando a dar oportunidades de resposta às ‘viriatas’, que venceram apenas o terceiro parcial, aproveitando bem a baixa percentagem de concretização das aguiarenses nesse período, mesmo assim nunca esteve em causa o valor da equipa do CTM”.

Sub-16 do CTM de Vila Pouca de Aguiar com triunfo “de sentido único” diante da AD Flaviense

Na jornada inaugural do Campeonato do Interior de sub-16, o CTM de Vila Pouca de Aguiar, de Nádia Brigas, bateu a AD Flaviense, por 14-118, no jogo que ditou a estreia do conjunto flaviense no basquetebol. Os pontos aguiarenses foram anotados por Lucas Ribeiro (x18), Martin Sousa (x3), Gabriel Moura (x7), Afonso Rodrigues (x8), Afonso Gonçalves (x10), Yann Wiget (x10), Rui Figueiredo (x16), António Silva (x14), Martin Correia (x7), Pedro Delgado (x10) e Pedro Ribeiro (x15).

Declarações de Alfredo Brigas: “A equipa do CTM Vila Pouca apadrinhou o início do Basquetebol na AD Flaviense, um jogo com grande significado para o Basquetebol do Alto Tâmega como é o regresso do Basquetebol à cidade de Chaves. Quanto ao jogo foi de sentido único com o CTM a demonstrar a sua mais valia desde o primeiro ao último segundo”.

Estreia amarga das sub-14 do CTM em Macedo de Cavaleiros

Por fim, a equipa sub-17 feminina do CTM de Vila Pouca de Aguiar, treinada por Hugo Martins e Inês Reguengo, foi até Macedo de Cavaleiros perder, por 66-49, diante do Macedo Academy. Matilde Vaz (x11), Salomé Vaz (x2), Carlota Raquel (x7), Ana Bastos (x4), Matilde Sousa (x4), Madalena Teixeira, Gabriela Alves, Matilde Lopes (x4), Rafaela Rodrigues (x14) e Eneidy Carruyo (x2) apontaram os tentos aguiarenses.

Declarações de Alfredo Brigas: “Jogo realizado na manhã de sábado em Macedo de Cavaleiros, com um bom início de jogo por parte das aguiarenses que venceram o primeiro parcial por seis pontos de diferença, após esse primeiro parcial as macedenses mais fortes fisicamente e com mais maturidade recuperaram na marcha do marcador e adiantaram-se na liderança, após um parcial de 12-5 no segundo período. No terceiro período acentuou-se a superioridade da equipa da casa, conseguindo o CTM apenas equilibrar no derradeiro período, uma vitória justa do Macedo Academy apesar da boa réplica das aguiarenses”.

O Centro de Treinos Municipal de Vila Pouca de Aguiar está presente nas modalidades de atletismo, ciclismo e basquetebol, e pretende ingressar ainda no voleibol.

Diogo Batista
Foto: CTMVPA