REGIÃO: Prejuízos pela queda do granizo leva deputados a questionarem o Governo

Os três deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo eleitoral de Vila Real, questionaram a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, sobre a avaliação e apoio aos prejuízos agrícolas causados por granizo, em resultado do mau tempo que assolou a região no dia 5 de julho, nomeadamente em algumas freguesias dos concelhos de Chaves, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

O vento e a trovoada, acompanhadas de fortes quedas de chuva e granizo, provocaram prejuízos em várias culturas e produções agrícolas, como a vinha, o castanheiro, a batata e o milho, entre outras.

Face a esta situação, Francisco Rocha, Fátima Correia e Agostinho Santa questionam o Ministério da Agricultura, através da respetiva Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), se “está a proceder ao levantamento dos prejuízos agrícolas decorrentes dessa intempérie e quando se prevê o apuramento desses dados que permitam aferir a dimensão e intensidade dos prejuízos causados”, refere em comunicado este grupo parlamentar.

Segundo os socialistas, “nas freguesias mais afetadas, estas produções têm uma forte relação com a agricultura de base familiar que serve de suporte económico e alimentar às respetivas famílias e explorações. Tratando-se de fenómenos climatéricos que escapam ao controlo dos agricultores, será importante proceder à avaliação rigorosa do seu impacto de forma a determinar o grau e dimensão dos danos acusados, assim como canalizar eventuais apoios a atribuir aos produtores como forma de mitigar os respetivos prejuízos”, defenderam.

Os deputados questionam também se “está previsto o aperfeiçoamento do Sistema de Seguros em termos da sua abrangência quanto aos riscos cobertos, bem como do respetivo alargamento dos níveis de apoio” , lê-se em comunicado.