Escuteiros de vários países de visita a Chaves vivem a cultura flaviense

Considerado o maior encontro internacional de jovens adultos escuteiros, com idades entre os 18 e os 23 anos, a iniciativa reuniu em Portugal cerca de 7.500 participantes oriundos de mais de 100 países.

A ação iniciou em Lisboa e os grupos de jovens foram espalhados por diferentes pontos do país. A Chaves, e em parceria com o Agrupamento 198-CHAVES do CNE - Corpo Nacional de Escutas chegou um grupo de 50 Escuteiros.

Os jovens tiveram a oportunidade de viver uma experiência noturna ligada ao contrabando em Vilarelho da Raia, vestindo o papel de contrabandistas da década de 60 do século passado. O grupo experienciou as vivências desta terra raiana. Ainda em lazer, os escuteiros estrangeiros visitaram o complexo termal Aqua-Salutem, piscinas exteriores de água quente, o Aquanatur Palace, o centro histórico, a Igreja Matriz, o edifício da Câmara Municipal, a Buvete das Caldas de Chaves, o Castelo e a Torre de Menagem bem como todos os Museus da cidade.

O grupo esteve envolvido em trabalhos de serviço em prol da comunidade, seguindo e vivendo o exemplo do fundador do Escutismo Baden-Powell de " Estão Sempre Alerta para Servir e tentai deixar o mundo, um pouco melhor que o encontraste", foram realizadas limpeza nas margens do rio entre a Ponte São Roque e a Ponte Nova, recolhendo lixo e outros materiais. Também se dedicaram a cuidar do património, tendo pintado dois salões de uma instituição e realizado uma pintura mural no espaço do covil dos Lobitos na sede do Agrupamento 198-CHAVES.

 

Fotos: Escuteiros De Chaves Agrupamento