CHAVES: Aquae Flaviae Fest começa a “ganhar forma”

Pouco a pouco o Aquae Flaviae Fest começa a “ganhar forma”. A menos de um dia, as montagens na zona envolvente ao jardim do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso estão praticamente concluídas. As estruturas principais como palco, iluminação e elementos para a realização dos espetáculos pirotécnicos e aquáticos estão em curso.

Música e espetáculos vão marcar as Festas da Cidade de Chaves que este ano recebe pela primeira vez o Aquae Flaviae Fest, um festival de três dias, com entrada gratuita e concertos ao ar livre de três artistas nacionais: David Carreira (7 de julho), Matias Damásio (8 de julho) e Paulo Gonzo (9 de julho).“Cada dia terá um artista diferente. Vamos ter diversas atividades a acontecer desde as 10 horas da manhã”, disse Carlos Vieira da Produtora Rhodes Entertainement que assumiu ser um festival “dos 8 aos 80. Procuramos criar um festival que fosse diversificado e que pudesse trazer valor e algo muito positivo à vida das pessoas”, acrescentou o responsável.

O festival arranca amanhã e do programa, além dos concertos noturnos no relvado que ladeia o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), fazem parte um conjunto de iniciativas para todas as idades, como atividades infanto-juvenis e familiares, localizado junto ao Parque Infantil do Tabulado, que incluirão jogos tradicionais, piscina de bolas, parede escalada, workshops com trabalhos manuais, modelagem e balões, pinturas faciais, e atividades de animação de rua, que estarão presentes em toda a cidade, através de um cortejo composto por vários artistas, músicos e estruturas alegóricas. No programa do Festival, estão ainda integrados espetáculos aquáticos e pirotécnicos, na Alameda Trajano, no dia 8 de julho, Dia do Município, antes e depois dos concertos cabeças de cartaz.

No Jardim Público da cidade decorrerá a Feira Gastronómica e da Água, que reunirá espetáculos de showcooking, assim como a presença de diversos produtores de cerveja artesanal, uma mostra de águas da região, com a presença especialistas, e ainda um roteiro por diversos pontos de restauração e bebidas, onde se poderá usufruir de um cardápio com produtos artesanais e endógenos da região. “Este festival quer juntar todos os ativos da região e criar uma explosão de alegria nas ruas da cidade desde as 10 horas da manhã às duas da noite, sempre com espetáculos em contínuo para vários públicos. Não deixamos ninguém de fora e quisemos congregar a restauração, a hotelaria e o comércio da cidade. Queremos receber muita gente nestes três dias, pessoas dos concelhos vizinhos, sobretudo do norte de Portugal mas também da Galiza”, revelou Francisco Melo, Vice-presidente CM Chaves.

O Aquae Flaviae Fest é organizado pelo Município de Chaves, numa iniciativa co-financiada, em cerca de 80%, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), num investimento superior a 400 mil euros e promete atrair milhares de pessoas à cidade flaviense, sendo a água, o elemento transversal a todas as atividades que marcarão a festas da cidade.