Festa do Bolo Podre voltou a atrair centenas de visitantes

Diz a lenda que quando o Bolo Podre está a ser enformado, as pessoas devem-se rir, para o seu aspeto ficar entreaberto. Este doce típico da aldeia de Santa Maria de Émeres, em Valpaços é rei durante a época pascal em muitas mesas transmontanas, mas, também foi estrela neste certame que acolheu centenas de visitantes.

O dia começou com a caminhada “Amendoeiras em Flor”, que contou com três percursos circulares pelas paisagens da freguesia, seguida da largada de perdizes e de diversas atividades recreativas.

O Executivo Municipal, liderado por António Medeiros, esteve presente no evento, saudando todos os envolvidos na mostra gastronómica e congratulando a organização por mais uma edição de sucesso.

O evento, promovido pela Junta de Freguesia de Santa Maria de Émeres, com o apoio do Município de Valpaços, tem como principal objetivo “promover e divulgar os diversos produtos do setor primário Valpacense, com especial foco para o delicioso Bolo Podre, confecionado a partir de uma receita secular”, explica a Câmara Municipal.

Durante a tarde, houve lugar para animação com os grupos musicais “Bandinha”, “Pilha Galinhas” e “Aliados na Concertina”. Foram dadas a conhecer as diferentes valências da GNR, através da demonstração de meios da do Comando Territorial de Vila Real.

Os Sabores autênticos da nossa região refletem a tradição, a qualidade e o cuidado de quem transforma cada produto numa verdadeira experiência. Aqui, cada produto é mais do que um alimento, feito com carinho, respeito e o autêntico sabor das nossas terras”, acabou por dizer a autarquia valpacense.

 

Fotos: CM Valpaços