Crianças e idosos da Misericórdia de Chaves na pele de povo transmontano

Na sexta feira, 28 de fevereiro, os pequenos foliões do Jardim de Infância Hugo e Vanessa de Casas dos Montes participaram a preceito no corso carnavalesco, desfilando pelas ruas da cidade, representando o povo transmontano.

Como o entrudo é amigo da folia e para brincar ao Carnaval não há idade, os idosos oriundos das diversas estruturas seniores da instituição associaram-se, igualmente, ao espírito carnavalesco homenageando a identidade e a cultura do povo transmontano.

Com a particularidade dos trajes tradicionais dos seus residentes predominantemente com uma forte ligação à terra, não faltou o capote tradicional transmontano, o lenço de lã estampado com franjas, a típica boina e o cajado, o avental, o xaile e o típico farnel à cabeça.  

O envolvimento da população institucionalizada da Santa Casa da Misericórdia de Chaves e da população infantil tem como objetivo, para além da vertente lúdica, promovendo o convívio e a interação com a comunidade envolvente, desenvolver a capacidade criativa dos utentes na elaboração das fantasias juntamente com os técnicos de animação sociocultural e os educadores de infância.   

 

 

 

Sandra Gonçalves