Aproveitamento hidroagrícola de Maceiras terá um investimento superior a 21 milhões de euros

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, António Joaquim de Medeiros, e o Vice-presidente, Jorge Mata Pires, assumiram na terça feira os termos de aceitação do apoio financeiro, que faz parte do Plano Nacional de Regadios.  

Segundo a autarquia, o Aproveitamento Hidroagrícola de Maceiras terá uma área beneficiada de 1125 hectares e será constituído por uma barragem, uma estação de filtração e rede de rega para fins agrícolas.

Na barragem, a construir na Ribeira de Frades, localizada na freguesia de Padrela e Tazém, a bacia hidrográfica terá uma área de 12,9 km 2 e aterro zonado com uma altura máxima de 42 m acima da fundação. A capacidade máxima de armazenamento será de 2,8 milhões de metros cúbicos, permitindo a rega em pressão em todo o perímetro, explicou o município valpacense.

Com este projeto a autarquia estima que serão beneficiadas cerca de 400 explorações agrícolas, num total de 1386 prédios, sendo que o desnível entre a barragem e a zona mais baixa do perímetro de rega (à cota 330 m) permitirá, posteriormente, o aproveitamento de energia e uso múltiplo, nomeadamente, incentivar a práticas turísticas de recreio e lazer.

“A importância desta barragem aumenta significativamente se atendermos ao facto do concelho não possuir um ponto de água de grande capacidade, que possa ajudar em caso de incêndios na região”, referiu a autarquia de Valpaços em nota publicada.

A Câmara Municipal refere ainda que é um investimento “de enorme importância para o concelho, que trará inúmeras vantagens para o setor agrícola, mas também para empresários das mais variadas áreas”.

 

Sara Esteves

Foto: CM Valpaços