Montalegre aposta na produção e valorização de cereais

O município de Montalegre está a desenvolver um projeto que pretende valorizar e alavancar a produção de centeio tradicional e trigo sarraceno, produção e comercialização, revelou a autarquia.

Trata-se de uma candidatura transnacional a fundos comunitários que envolve vários parceiros, de Portugal e da vizinha Espanha.

As entidades estiveram reunidas para acordar as linhas estratégicas de orientação. Fátima Fernandes, presidente da Câmara Municipal explicou que “esta experiência será para depois ser colocada ao dispor dos agricultores e poderá ser mais uma fonte de rendimento”.

A nível nacional estão envolvidas neste projeto o Município de Montalegre, a Cooperativa Agrícola do Barroso, CoopBarroso, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV). Já do lado espanhol, o projeto conta com a CETECA - Fundación Centro Tecnolóxico da Carne, o Grupo de Desenvolvemento Rural da Limia (GDR), a Sementares e a Universidade de Compostela (USC).

 

 

Sara Esteves

Foto: CM Montalegre