Savannah diz que decisão do Governo vai permitir retomar o trabalho de campo

A Savannah Resources Plc, empresa responsável pelo projeto da Mina do Barroso em Covas do Barroso, no concelho de Boticas, anunciou hoje uma nova fase de trabalhos depois do Gabinete da Secretária de Estado da Energia ter concedido à empresa servidão administrativa para acesso temporário aos terrenos privados e baldios.

“Este desenvolvimento vem, como esperado, permitir à Savannah retomar o trabalho de campo e as perfurações necessárias e assim fazer avançar o Estudo Definitivo (‘DFS’) do Projeto e o processo de conformidade ambiental do projeto de execução (RECAPE)”, revelou a Savannah através de um comunicado enviado.

Com o direito de acesso aos terrenos a empresa explica que será possível avançar também para a segunda fase de sondagens, e concluir o Estudo Definitivo (‘DFS’) do Projeto e o processo de licenciamento ambiental no segundo semestre de 2025, tal como já havia anunciado.

“Após a confirmação da elegibilidade para apoio do governo alemão obtida na semana passada, estes são desenvolvimentos importantes na direção certa. O trabalho de campo em particular, com um direito de acesso legal reforçado agora concedido, aproxima o nosso projeto do término dos trabalhos de engenharia de detalhe e conformidade ambiental. Estamos gratos por este último endosso do Projeto, que vem em apoio à abordagem totalmente transparente que adotámos em relação à aquisição e acesso aos terrenos e aos nossos grandes esforços para assegurar interação com as partes interessadas”, revelou o responsável pela empresa, citado em comunicado.

Emanuel Proença admite prosseguir “com o processo de compra e arrendamento comercial dos terrenos enquanto tal for compatível com a manutenção do cronograma do Projeto e, nesse sentido, podemos anunciar que temos em término a aquisição de mais 7 terrenos”, apontando para novas atualizações dos trabalhos ao longo de 2025.

 

Sara Esteves

Foto: Carlos Daniel Morais