Ribeira de Pena assinalou Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Nesta fase, os proprietários dos restaurantes e do comércio local foram alertados para os impactos do “desperdício alimentar” e sensibilizados para o correto encaminhamento dos biorresíduos.

No futuro, o Município de Ribeira de Pena revelou que vai assegurar o serviço de recolha e tratamento de biorresíduos, “o que vai permitir desviar do aterro uma quantidade de resíduos considerável e assim reduzir os custos do encaminhamento e tratamento dos resíduos indiferenciados”, referiu em comunicado.

Paralelamente, foi reforçado, junto do comércio local e da população em geral, a importância do correto encaminhamento dos resíduos produzidos, nomeadamente os resíduos de grandes dimensões - monos e REEE (eletrodomésticos, mobília, colchões) - cuja recolha é efetuada gratuitamente pelo Município após solicitação. “Pretende-se assim evitar a deposição incorreta dos resíduos produzidos, o abandono de lixo na floresta e a criação de lixeiras clandestinas, as quais contribuem para a contaminação do solo, da água e para a propagação de incêndios”.

 

Foto: CM Ribeira de Pena