Alunos visitam as instalações da Radio Alto Tâmega FM

Os estudantes, do projeto extracurricular ‘Olimpíadas da Rádio, da Escola Secundário Dr. Júlio Martins, vivenciaram, em contexto real, o funcionamento de uma rádio.

“Os alunos ficaram esclarecidos. Superou as expectativas iniciais porque eles participam na rádio, mas através de Podcast mensais e aqui, vivenciaram e tiveram a oportunidade de saber como funciona do início ao fim, como funciona a preparação, a gravação, a edição, como funciona o programa de rádio e ainda tiveram a oportunidade de participar antes de ir para o ar”, referiram as professoras Cidália Pires e Dulce Salgueiro, coordenadoras do projeto extracurricular.

O locutor Márcio Pires recebeu os alunos, de dois anos de escolaridade diferentes, e explicou detalhadamente o processo de transmissão e deu a conhecer o estúdio utilizado para gravações de notícias, programas, entrevistas e para a realização de relatos desportivos em direto.

"Mostramos como funciona a parte de transmissão, toda a parte de comunicação, demos a conhecer os equipamentos utilizados e o próprio programa usado diariamente. Foi dado a conhecer como o som chega na antena e é transmitido até ao rádio das pessoas. Enfim, todo esse processo foi mostrado aos estudantes", afirmou Márcio Pires.

Os alunos foram ainda convidados a participar no programa “Montes de Cultura” que já está disponível em Podcast.

Com a visita às instalações da Rádio Alto Tâmega FM (103.9), os alunos apontaram que já se sentem mais capazes de dinamizar a rádio escola do agrupamento, um objetivo do projeto, destacaram as professoras coordenadoras.

“A escola tem uma rádio, embora só esteja a funcionar com o desafio da ‘Rádio Miúdos’. Vamos tentar voltar a dinamizar novamente a rádio escola nos intervalos. A visita ajudou no objetivo que temos de incentivar uma equipa contínua a dinamizar a rádio escolar. Queremos conseguir colocar a rádio online, em todos os intervalos, com diferentes conteúdos sobre o agrupamento desde notícias, entrevistas e publicidade”.

 Fotos: Carlos Daniel Morais