Misericórdia de Valpaços vai ampliar o hospital e aumentar a capacidade de internamento

A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços (SCMV) vai ampliar a ala norte do Hospital, duplicando a capacidade de Internamento total para 27 camas e construir espaço físico para um segundo bloco operatório.

“Entendemos que era necessário fazer um alargamento, principalmente por causa do nosso internamento que se revelou pequeno. É uma obra fundamental para apoio ao bloco operatório, mas também, para dar resposta ao acordo que temos com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em que recebemos até 12 utentes que estão em fase final do internamento e que passam normalmente pelo nosso hospital”, disse ao Canal Alto Tâmega, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.

O projeto de ampliação vai ainda permitir um acesso rápido e coberto, dos utentes e veículos de emergência, ao Serviço de Apoio Permanente (SAP), revelou Altamiro Claro.

O provedor da SCMV refere que numa primeira fase será criado apenas o espaço físico do segundo bloco operatório deste hospital, permitindo também aumentar o serviço de cirurgias.

A execução da obra de ampliação desta ala terá um prazo de um ano e será integralmente financiada pela Misericórdia de Valpaços.

A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços (SCMV) prevê mais tarde avançar com a ampliação da ala sul, projeto já aprovado, e espera ver autorizada a criação de um Centro de Atendimento Clínico (CAC) uma das medidas que consta do Plano de Emergência e Transformação da Saúde (PETS) apresentada pelo Governo, como resposta aos utentes que têm dificuldade no acesso aos cuidados de saúde primários e que procuram as Urgências hospitalares. O CAC serve utentes triados com pulseiras verdes e azuis ou aqueles que ligam para a Linha SNS 24 e são considerados não-urgentes, mas a necessitar de resposta no momento.

“Estamos à espera que o Governo tome algumas medidas que anunciaram. Disponibilizamo-nos a responder, aliás o nosso SAP passou a ser, um dos locais CAP, local onde têm acesso em primeiro lugar os doentes classificados de verdes e azuis. Ao nível do concelho podemos vir a dar resposta a esses doentes referenciados pelas ULS e SNS para estes Centros”.

Altamiro Claro fala num crescimento contínuo, à volta de 15% ao ano, do Hospital de Valpaços que tem vindo a registar, segundo o provedor, “resultados sempre positivos” e está “em crescimento contínuo”.

“Este ano vamos ultrapassar as mil cirurgias. Temos capacidade de duplicar a nossa prestação e devemos ultrapassar também, os 18 mil exames complementares de diagnóstico. Estamos a conseguir tornar cada vez mais, o nosso hospital de âmbito regional. Temos doentes de várias zonas da região e de fora, como Lisboa”, salienta.

Em reunião de segunda feira, 30 de setembro, a mesa administrativa deliberou abrir um Concurso Público para a empreitada de Ampliação da Ala Norte.

Sara Esteves

Fotos: DR