Equipa de Walking Football do Hóquei Clube Flaviense representa o distrito de Vila Real na Festa Nacional na Cidade do Futebol

Nos relvados onde a seleção Nacional de Futebol tinha acabado de treinar, na Cidade do Futebol, em Oeiras, com a participação de 14 equipas, 204 participantes, em representação das Associação Distritais de Futebol, a equipa do Hóquei Clube Flaviense esteve em representação do distrito de Vila Real. 

Arménio Pinho, diretor da FPF, lembrou o “crescimento de 400 por cento em relação ao ano passado com a inscrição de quase 1500 atletas na modalidade, sendo que 45% são mulheres” 

"Foi o culminar de uma “época” dedicada a esta modalidade do futebol, adaptado a maiores de 50 anos, com a realização de cinco Encontros, organizados pela Associação de Futebol de Vila Real (AFVR), entre as equipas de Chaves H.C. Flaviense, Abambres, Vila Real, Ribeira de Pena e Montalegre, nos quais, de forma amistosa e saudável, participaram cerca de 80 praticantes. Espera-se e deseja-se que para o próximo ano sejamos muitos mais".

No convívio da Cidade do Futebol para além dos jogos realizados com as equipas de Viseu, Évora e Braga, desenvolveu-se um convívio, "muito aprazível", entre as equipas participantes, iniciando com uma palestra (estão envolvidas quatro universidades a desenvolver um estudo sobre esta modalidade, já com um doutoramento realizado) e onde se deu nota da elevada adesão do ano anterior para este. 

No término desta época existem mais de 1500 praticantes desta "inovadora modalidade", cumprindo todos os requisitos exigidos. "É expectável que a adesão tenha um crescimento exponencial, pelos enormes benefícios físicos e de saúde mental. As entidades competentes devem apoiar esta nova modalidade, porque os maiores também merecem".

Os jogos realizados com a equipa flaviense decorreram de forma cordial e divertida, mas com uma notável superioridade, sendo considerada por alguns elementos da organização a melhor equipa deste Encontro. "Tivemos o privilégio e a honra da visita do amigo e conterrâneo Jorge Braz, o melhor treinador futsal do mundo. O regresso teve paragem obrigatória num restaurante típico da zona de Cantanhede onde se fez o balanço da missão e a divulgação da modalidade a outros conterrâneos que queiram ter esta nova e recomendável vivência. Desporto versus saúde. Sem os apoios particulares seria de todo impossível manter a qualidade da nossa representação, sobretudo na aquisição de equipamentos, transporte e alimentação. Um muito obrigado a todos que tornaram possível esta prática e os parabéns à A.F. Vila Real pela forma exemplar de organização e apoio", revelou Altino Rio, um dos elementos da equipa flaviense.