Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

Nesta iniciativa, organizada pela Assembleia da República, estiveram presentes 132 alunos, no papel de Deputados, das 66 escolas eleitas nas Sessões Distritais e Regionais de 22 círculos do Continente, Açores, Madeira, Europa e fora da Europa.

Os alunos foram distribuídos por quatro comissões presididas por Deputados da Assembleia da República para debater 22 Projetos de Recomendação e aprovar as medidas a discutir na Sessão Plenária.

O primeiro dia de trabalho culminou com a peça teatral “Também tinha coisas para fazer, mas alguém tem que manter isto aberto” levada a cabo pela Associação Cultural O Mundo do Espetáculo.

No dia seguinte, a Sessão Plenária foi aberta solenemente pelo Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputado Diogo Amorim, com as intervenções da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Lopes, e da Presidente da Comissão da Educação e Ciência, Deputada Manuela Tender.

Depois, os jovens colocaram questões aos Deputados das várias forças políticas, seguindo-se o debate e aprovação da Recomendação Final à Assembleia da República.

“VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: caminhos para uma escola plural e participativa” foi o tema escolhido para este ano em que se comemora o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos.

Além de ter sido uma oportunidade para os alunos conhecerem in loco a Casa da Democracia, o Parlamento dos Jovens visa “fomentar a partilha de ideias num debate democrático e de respeito pelas opiniões contrárias, desenvolver a capacidade de expressão, a argumentação e o espírito crítico, bem como potenciar a cidadania ativa”.