Chaves organiza Campanha de Vacinação antirrábica

O município de Chaves vai levar a efeito, entre 21 de maio e 24 de setembro, a vacinação antirrábica nas freguesias do concelho, disse a autarquia de Chaves.

A vacinação antirrábica "é anual e obrigatória para todos os cães com mais de 3 meses", no âmbito do Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras doenças transmissíveis aos humanos através de animais.

Segundo a autarquia, a taxa da vacinação antirrábica tem um custo de 10 euros por animal, com acréscimo de um euro para quem não possua boletim de vacinas.

"A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontrem identificados eletronicamente (com microchip) e confere uma imunidade de 3 anos.O microchip é um ato único e vitalício de identificação do animal, permitindo, em caso de perda ou furto, identificar o seu dono. A colocação do microchip é obrigatória para todos os cães nascidos após julho de 2008 e o mesmo deve ser implantado entre os 3 e os 6 meses. A taxa de colocação do microchip é de dois euros e cinquenta cêntimos", lê-se ainda em comunicado.

Estes procedimentos também podem ser efetuados no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROAC) "às sextas-feiras, das 14h30 às 16h00, serviço de agendamento por marcação através do contacto telefónico: 276342102", explica a Câmara Municipal.

Apesar de Portugal estar oficialmente livre de raiva deste 1961, a adequada vacinação contra a raiva dos canídeos tem particular importância para salvaguardar a saúde pública e a saúde animal, na eventualidade de exposição a um animal infetado proveniente de outro país. 

As datas de vacinação nas respetivas localidades podem ser consultadas em https://www.chaves.pt/pages/903.