Presidente da Comissão Europeia elogia projeto sobre o ciclo da lã no Barroso

O projeto "O ciclo da lã em Barroso", promovido pela Cabril Eco Rural, no concelho de Montalegre, foi um dos 50 finalistas dos Prémios "New European Bauhaus" 2024. Uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue "projetos inovadores e exemplares de jovens talentos, que representem a sustentabilidade, estética e inclusão".

Na abertura do evento, terça-feira, 09 de abril, em Bruxelas, a Presidente da Comissão Europeia elogiou o projeto desenvolvido na freguesia de Cabril, no concelho de Montalegre.

Ursula von der Leyen abordou o Barroso, como uma região “conhecida pela sua enorme beleza e pelo seu património cultural”, onde durante séculos, o ciclo da lã “foi uma tábua de salvação para as comunidades rurais”, mas que com o passar dos anos” o tecido caiu em desuso”.

Com a recuperação do ciclo da lã e da identidade cultural local foi criada “uma economia circular sustentável”, disse a líder europeia que aplaudiu o projeto como um dos exemplos de como os europeus podem “moldar um futuro mais sustentável, mais inclusivo e mais belo”.

O ciclo da lã no Barroso foi uma prática agrícola que uniu as comunidades e permitiu uma economia circular sustentável. A lã e o burel caíram em desuso e este projeto permitiu resgatar práticas e conhecimentos relacionados com os processos artesanais de produção de lã, valorizar as comunidades locais e a identidade do território.

O projeto foi candidato na categoria A, na vertente "Recuperar o sentido de pertença" aos prémios "New European Bauhaus" 2024, cujos vencedores foram anunciados na sexta-feira, 12 de abril, durante o Festival Novo Bauhaus Europeu, em Bruxelas, que teve como lema “Recursos para todos”.

Participar no NewEuropeanBauhaus e ter a oportunidade de conhecer os rostos por detrás de projetos tão inspiradores, foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora, tanto profissional quanto pessoalmente. Estabelecer novos contatos na Bulgária, Bósnia Herzegovina, Áustria, Alemanha, Montenegro, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Ucrânia, Jugoslávia, Grécia, Portugal e Suécia abriu portas para futuros projetos e permitiu-me apresentar Barroso, com todas as suas qualidades e desafios. Ter a atenção da Senhora Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen e da Senhora Comissária Elisa Ferreira foi muito importante para a defesa do Património Natural, Cultural e Humano. Foi bonito, foi muito bonito”, disse a promotora do projeto Paula Oliveira.