Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto arranca este mês

 

A edição 2023 do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, volta a abrir o calendário do Campeonato de Portugal de Ralis e sai para a estrada nos dias 23 e 24 de fevereiro. A prova desportiva, com um traçado em piso de terra apresenta, face à edição anterior, algumas novidades, como a partida na vila transmontana de Boticas, na tarde de sexta-feira, revelou esta quarta-feira, 7 de fevereiro, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

No primeiro dia, os pilotos cumprem as duas primeiras classificativas na região de Boticas: Boticas/Vale do Tâmega (9,64 km), com um traçado idêntico ao de 2023, enquanto Boticas/Senhor do Monte (11,53 km) surge agora com menos cinco quilómetros de extensão, salientou na apresentação da prova a FPAK.

A jornada termina com a já tradicional super-especial (1,62 km) noturna no centro da cidade de Fafe.

No sábado, durante a manhã, disputar-se-á uma dupla passagem pelas classificativas de Luílhas (11,9km), “em versão um pouco mais longa que a do ano passado e já utilizada em edições anteriores”, e Cabeceiras de Basto (10,68 km), a qual decorrerá integralmente nesse concelho. O início será o mesmo do troço do Rali de Portugal, incluindo depois três quilómetros nunca antes utilizados, para terminar no mesmo local de 2023, revela a Federação.

A parte final do rali, organizado pelo Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto, inclui uma dupla passagem pelas classificativas de Seixoso (9,97 km), sem alterações em relação a 2023, e Lameirinha (11,18 km), esta numa versão mais curta que a do ano anterior e que será a Power Stage, estando o final da prova, em Fafe, previsto para as 17h32, adiantou ainda a FPAK.

Até ao momento, e no que toca a pilotos estrangeiros, são já dadas como certas as participações do boliviano Sebastian Contreras (Citroen C3 Rally2), um estreante em provas na Europa, e de Sergi Perez (Hyundai i20 N Rally2), o jovem espanhol de 19 anos que em 2023 se sagrou vencedor da Peugeot Rally Cup Ibérica.

 “Com a marcação das eleições legislativas para o início de março, foi imperativo antecipar a data do rali, que continua, como nos anos anteriores, a abrir o Campeonato. Embora a presente edição não faça parte do calendário do Europeu, e ficou a porta aberta para um possível regresso ao ERC em 2025, procurámos manter as entidades que nos têm apoiado nos últimos anos. De resto, creio que a estrutura da prova vai ser do agrado dos pilotos, reunindo todas as condições para proporcionar um excelente espetáculo e oxalá a emoção da disputa pelos primeiros lugares se prolongue até à derradeira classificativa”, adiantou Carlos Cruz, presidente do Demoporto.

O Qualifying e o Shakedown, na manhã de sexta-feira, voltam a ter, à semelhança da edição transata, como palco a classificativa de Montim (3,61 km), em Fafe.

O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto será também pontuável no Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes), no Campeonato de Portugal de Masters de Ralis, no Campeonato Promo de Ralis, no Challenge R5/S2000, sendo a prova de abertura da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup 2024.

O calendário do Campeonato de Portugal de Ralis integra ainda o Rali da Água Transibérico Chaves Verín, sétima etapa, agendado para os dias 13 e 14 de setembro.