Seminário debate financiamentos e políticas para redução de áreas ardidas em Portugal

Em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, participou num Seminário promovido pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, IP (AGIF) em colaboração com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no âmbito do projeto “Adaptação Climática: Prevenção de Incêndios Rurais em Portugal”, que se realizou no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Neste encontro foi debatida a questão dos financiamentos e das políticas públicas para a redução das ignições de fogos rurais e das áreas ardidas em Portugal. O autarca de Boticas integrou a “mesa redonda” onde participaram também Stephane Jacobzone, Consultor da OECD, Conceição Santos Silva, Secretária Geral da União da Floresta Mediterrânica, Duarte Rodrigues, Vice-presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, José Fragoso Conselheiro do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas e Pedro Brinca, Investigador da Universidade Nova de Lisboa.

Este projeto da OCDE é financiado pela União Europeia através do Instrumento de Apoio Técnico, um programa gerido pela Direção-Geral do Apoio às Reformas Estruturais (DG REFORM) da Comissão Europeia e procura “que as políticas públicas, as decisões e o modelo de financiamento passem a levar cada vez mais em linha de conta a avaliação deste risco e conhecimento científico e técnico”, lê-se em nota divulgada pela autarquia de Boticas.

“Pretende também melhorar a articulação, a mobilização a capacitação dos intervenientes de diferentes setores e nos diferentes níveis territoriais, desde a escala nacional até à escala comunitária, onde as regiões e autarquias desempenham um papel fundamental”.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) é uma organização intergovernamental com 38 países membros, fundada em 1961 para estimular o desenvolvimento económico e o comércio mundial.